Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 03-04-2008

Tramas do Sol
Artes�os de Ita�ca exportam seus artesanatos para v�rios pa�ses
Tramas do Sol
Fotos: Rayla e Ita Nunes

O grupo de artes�os Tramas do Sol come�ou a produzir as suas artes h� um ano e meio e hoje � sucesso no mercado nacional e internacional, expondo seus produtos em v�rios estados e exportando para alguns paises.
Com o incentivo do SETADES, o n�cleo Tramas do Sol come�ou a produzir seus artesanatos com material todo natural, usando fibra de coqueiro, fio de taboa, sementes e fio encerado. O grupo � formado por nove componentes, um homem e oito mulheres. Todo trabalho � feito manualmente. A fibra do coqueiro requer todo um processo de prepara��o onde cada componente fica respons�vel por uma etapa.

Em m�dia o grupo produz de duas a tr�s pe�as por dia, tendo uma produ��o mensal de aproximadamente 40 a 42 pe�as; "um trabalho �rduo por�m muito satisfat�rio e lucrativo", enfatiza Dona Lili, uma das fundadoras da Tramas do Sol.

A pequena f�brica funciona na varanda da casa de Dona Lili, em Ita�ca Praia, al�m das bolsas e caixas, produzem tamb�m abajures, cintos, carteiras, chaveiros, lumin�rias, bijuterias, porta l�pis e jogo americano; o grupo vem crescendo a cada dia, e com o apoio de alguns �rg�os p�blicos como: INCAPER, CEBRAE e Secretaria Municipal de Agricultura de Itapemirim, v�m apresentando resultados positivos, exportando suas mercadorias para alguns paises como: Portugal, Chile e EUA. Vem tamb�m apresentando os seus produtos em v�rios estados e feiras do Brasil:

- Feira do m�rmore e granito em Cachoeiro de Itapemirim
- Feira do m�rmore e granito em Vit�ria - ES
- M�os de Minas em Belo Horizonte
- Feira de Bras�lia � DR
- Feira de Anchieta � ES
- Feira de Aracruz � ES
- Feira de Salvador � Bahia
- Feira de Jacara�pe � ES
- Exposi��o agropecu�ria de toda regi�o sul e norte capixaba

"O trabalho � dif�cil, mas o prazer de v�-los crescendo � muito gratificante".Diz o grupo.

Contato:
TEl: (028) 3529-1349 - E-mail: [email protected]

Colaboradores:
Brunna Bauer e Rayla


Confira abaixo algumas fotos das bolsas






























    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:      |      Imprimir