Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-04-2008

Telefonia celular bate recordes de vendas e de reclamações
Quase 2 mil aparelhos são habilitados por hora no país
Telefonia celular bate recordes de vendas e de reclamações
Foto: Reprodução/G1

As vendas de celulares estão voltando a bater recordes este ano, mas a qualidade do serviço prestado ainda deixa a desejar. São números impressionantes de vendas e de queixas: 350 mil reclamações por ano.

Mesmo assim, o Brasil é o quinto maior mercado de celular do mundo. No país, há mais assinantes do que no Japão. Por hora, quase 2 mil novos aparelhos são habilitados no país.

Enquanto a economia estiver crescendo, enquanto houver mais renda disponível para consumo, a tendência será buscar os celulares, prevê o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardemberg.

Reclamações
Por outro lado, as empresas de telefonia celular estão no topo da lista de reclamações dos Procons desde 2004. A Anatel recebe por ano mais de 350 mil queixas.

Desde novembro, o assessor parlamentar Adolfo Fernandes tenta cancelar uma linha de celular – em vão. Sempre todo mês reclamando, reclamando, reclamando, falava que ia arrumar e nada. Toda vez que eu ligava, eles falavam uma coisa e acontecia outra. Não dá para acreditar, diz ele.

O consumidor sempre vai reclamar. O consumidor é exigente e tem todo o direito de reclamar. E as empresas se preparam e investem continuamente para melhorar o atendimento, reconhece o presidente da Associação Nacional de Operadores Celulares (Acel), Ercio Zilli.

Reclamar, aliás, é melhor o caminho, de acordo com os órgãos de defesa do consumidor. As empresas podem ser punidas.

Aquele que descumpre o Código de Defesa do Consumidor fica sujeito a multas que vão de R$ 200 até R$ 3 milhões. Nenhuma empresa pode dizer que tem qualidade quando ela descumpre com a lei, porque a qualidade é o preceito básico para qualquer tipo de prestação de serviço ou comercialização de produtos, explica Ricardo Morishita, diretor do departamento de proteção e defesa do consumidor do Ministério da Justiça.

Em 1990, o Brasil tinha apenas 700 celulares. Hoje são mais de 124 milhões. Para o governo, a portabilidade - quando o usuário poderá trocar de operadora, mas mantendo o número da linha – vai aumentar e estimular a competição entre as empresas. Assim, segundo o governo, os problemas diminuiriam. A portabilidade está prevista para começar em agosto.

Telefonia celular bate recordes de vendas e de reclamações. Quase 2 mil aparelhos são habilitados por hora no país.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir