Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-04-2008

Colombianos vão às ruas pedir libertação de Betancourt
População fez marchas nas ruas das grandes cidades colombianas.
Colombianos vão às ruas pedir libertação de Betancourt
Foto: Mauricio Dueñas/AFP

Dezenas de milhares de pessoas, segundo a polícia e os organizadores, se manifestaram nesta sexta-feira (4) nas ruas das grandes cidades colombianas em apoio à libertação de Ingrid Betancourt e de todos os reféns da Colômbia.

Aos gritos de "somos todos Ingrid Betancourt", os manifestantes marcharam com grandes cartazes da ex-candidata presidencial, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há mais de seis anos.

"Salvemos Ingrid Betancourt", podia-se ler num imponente cartaz instalado na fachada da prefeitura de Bogotá, na Praça Bolivar, onde cerca de 5 mil pessoas estavam reunidas.

Pela primeira vez na Colômbia, a refém Ingrid Betancourt esteve onipresente, nos cartazes, nas camisetas dos manifestantes e nas janelas dos prédios. Dezenas de mulheres ainda usaram máscaras representando a franco-colombiana.

Vários reféns recém-libertados pelas Farc, como Clara Rojas, ex-colaboradora de Betancourt, e a deputada Gloria Polanco, participaram das manifestações na capital.

"Queremos mostrar aos reféns que eles não estão sozinhos", declarou à agência de notícias France Presse Ana Teresa Bernal, porta-voz da Redepaz, uma das ONGs organizadoras do protesto.

"São as únicas armas que temos que pressionar os seqüestradores. Defendemos a vida, e lembramos que a liberdade é um valor que não é negociável", acrescentou Bernal.

A França enviou quinta-feira uma missão humanitária à Colômbia para localizar e tentar obter a libertação de Ingrid Betancourt.

Colombianos vão às ruas pedir libertação de Betancourt
População fez marchas nas ruas das grandes cidades colombianas.
A ex-congressista Ingrid Betancourt está há mais de seis anos sob o poder das Farc.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir