Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-04-2008

Bush e Putin se encontram amigavelmente para despedida
Presidente russo Vladimir Putin recebe seu colega americano, George W. Bush, em visita oficial a Sochi, na R�ssia
Bush e Putin se encontram amigavelmente para despedida
Foto: Vladimir Rodionov/Presidential Press Service/RIA Novos

Por Matt Spetalnick e Oleg Shchedrov

SOCHI, R�ssia (Reuters) - O presidente da R�ssia, Vladimir Putin, trocou brincadeiras e um forte abra�o com o presidente norte-americano, George W. Bush, neste s�bado, quando os dois l�deres iniciaram uma confer�ncia de despedida na qual eles esperam aliviar as tens�es sobre a Otan e o projeto de um escudo antim�ssil dos EUA.

Demonstrando que seu entrosamento pessoal segue intacto apesar das diverg�ncias entre os dois pa�ses, Bush deu um forte abra�o em Putin e depois foi caminhar ao por do sol com o l�der russo na resid�ncia presidencial de f�rias no Mar Negro, em Sochi.

Bush havia dito que esperava por uma �ltima conversa sincera com Putin antes que o l�der russo deixasse o Kremlin, no m�s que vem.

O l�der norte-americano espera dialogar em um tom menos estridente do que o usado por Putin na confer�ncia da Organiza��o do Tratado do Atl�ntico Norte (Otan) desta semana, em Bucareste, quando o russo criticou a expans�o militar ocidental pr�xima a fronteiras russas mas tamb�m implorou: ",Vamos ser amigos",.

Mais cedo, quando Bush estava a caminho de Sochi, uma porta-voz da Casa Branca disse que o di�logo sobre os planos dos Estados Unidos para um escudo antim�ssil no leste europeu -- fortemente criticado por Putin -- estava ",encaminhado na dire��o certa",.

Mas a porta-voz Dana Perino informou que seria preciso ser feito mais trabalho depois de Sochi para finalizar um acordo de compromisso sobre o escudo. Putin critica duramente o projeto do escudo, dizendo que ele amea�ar� a seguran�a da R�ssia.

Perino disse a jornalistas que os dois l�deres poderiam assinar um acordo em Sochi sobre a ",estrutura estrat�gica", das rela��es entre Estados Unidos e R�ssia -- um documento que alguns especialistas dizem que consolidar� o legado que ser� transmitido a seus sucessores.

ENCONTRO COM MEDVEDEV

Bush, que tamb�m est� no final de seu mandato, se encontra com o l�der russo sete anos depois de ter dito que havia observado a alma de Putin e que nele confiava.

Desde ent�o, as rela��es entre os dois pa�ses ficaram tensas, mas os dois presidentes mostraram que a qu�mica pessoal entre os dois continua intacta com a visita, que come�ou com uma apresenta��o sobre os Jogos Ol�mpicos de Inverno de 2014, que ser�o sediados por Sochi.

Eles trocaram sorrisos e piscadas enquanto eram apresentados a maquetes das instala��es planejadas para os Jogos em uma casa de visitas no complexo de Putin. Bush viaja para recuperar sua pol�tica externa, dominada pela guerra do Iraque, que prejudicou a credibilidade dos Estados Unidos.

Ele tamb�m tenta manter sua relev�ncia mundial agora que sua administra��o econ�mica est� sendo criticada e a aten��o est� focada em quem ser� seu sucessor em janeiro de 2009.

De sua parte, Putin procura uma transi��o tranquila da Presid�ncia da R�ssia para seu protegido, Dmitry Medvedev.

Bush conversar� separadamente com Medvedev no domingo e possivelmente ter� uma chance de avaliar quanto poder Putin, que ser� primeiro ministro, continuar� exercendo no Kremlin.

REUTERS PB PF

Bush e Putin se encontram amigavelmente para despedida

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir