Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 05-04-2008

Sarkozy impõe condições para ir a Pequim
Presidente francês pede respeito ao Tibete e abertura de diálogo com o Dalai Lama
Sarkozy impõe condições para ir a Pequim
Foto: Agência

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, só assistirá à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim, em agosto, sob três condições "indispensáveis", disse a secretária de Estado de Direitos Humanos francesa, Rama Yade, neste sábado. Em declarações ao jornal "Le Monde", Yade enumerou as reivindicações do chefe de Estado: o "fim da violência contra a população e a libertação dos prisioneiros políticos, o fim da censura sobre os eventos tibetanos e a abertura do diálogo com o Dalai Lama".

Perguntada se Sarkozy poderia boicotar a cerimônia de abertura dos Jogos, a secretária apenas respondeu que o presidente tomará sua decisão "em função da evolução dos eventos". Segundo Yade, Sarkozy se expressará após consultar seus parceiros europeus, já que no segundo semestre conversará como presidente em exercício da União Européia.

Em vários comentários públicos, Sarkozy deu a entender que não excluía a possibilidade de boicotar a cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim, e que tomará sua decisão em função da situação no Tibete, onde o governo chinês reprimiu violentamente as manifestações do mês passado.

Sarkozy impõe condições para ir a Pequim. Presidente francês pede respeito ao Tibete e abertura de diálogo com o Dalai Lama.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir