Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-04-2008

Governo do Rio promove mutirão contra a dengue
Ação acontecerá em 72 comunidades
Governo do Rio promove mutirão contra a dengue

A Secretaria estadual de Governo do Rio (SEGOV) coordenará um mutirão para combater o mosquito da dengue em 72 comunidades da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense na manhã deste domingo (6). As informações são da própria secretaria.

A ação contará com dois mil voluntários, que distribuirão panfletos com informações sobre a prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

O Corpo de bombeiros cedeu cinco mil tampas de caixa d’água, que serão instaladas durante o mutirão. A Superintendência de estado de Rios e Lagoas (Serla), que também participará da ação, atuará na limpeza de rios em várias regiões da Baixada Fluminense, como Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Segundo a secretaria, em Duque de Caxias o mutirão contará com o apoio da prefeitura do município, que realizará a retirada de lixo em locais potencialmente perigosos para o desenvolvimento do mosquito da dengue.

Sete postos 24h
Procuradoria Geral do Município informou que já foi notificada oficialmente da decisão que obriga o município do Rio a abrir todos os postos de saúde durante 24 horas, inclusive aos sábados e domingos. A intimação chegou na tarde de sexta-feira (4) e, de acordo com a Justiça, já estaria valendo.

A Procuradoria também informou que cumprirá a decisão, mas nem todos os postos funcionarão, e daqueles ficarão abertos, nem todos serão 24 horas. A Secretaria municipal de Saúde divulgou uma lista com os horários e dias de atendimento dos postos de saúde.

De acordo com o documento, sete, dos 145 postos de saúde, ficarão abertos 24 horas durante o fim de semana. No sábado, 95 ficarão abertos em diferentes horários e no domingo, 28. Para a procuradoria, a medida já estaria cumprindo a decisão judicial.

De acordo com a secretaria, ficarão abertos 24 horas:

- Posto de Atendimento Médico (PAM) Rodolpho Rocco, em Del Castilho;
- PAM César Pernetta, no Méier, no subúrbio;
- Posto de Saúde Professor Masao Goto, em Jardim Sulacap;
- Posto Doutor Alvimar de Carvalho, em Pedra de Guaratiba;
- Posto Doutor Mário Rodrigues Cip, em Campo Grande;
- Posto Lincoln de Freitas, em Santa Cruz;
- Posto João Batista Chagas, em Paciência, na Zona Oeste.

A procuradoria afirmou que ainda estuda a possibilidade de recorrer da decisão, mas durante o fim de semana, a decisão será cumprida.

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor) e as Forças Armadas disponibilizaram novos ônibus para as vítimas da dengue no estado. Segundo o diretor de comunicação da entidade, João Augusto Monteiro, dez linhas vão fazer o transporte de pacientes com suspeitas da doença entre os hospitais da rede estadual de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Governo do Rio promove mutirão contra a dengue. Ação acontecerá em 72 comunidades.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir