Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2008

MC Dengosa usa funk para alertar sobre riscos da dengue
Cantora � agente de sa�de e atua como MC h� nove anos. Com epidemia, trabalho educativo em escolas da rede p�blica aumentou
MC Dengosa usa funk para alertar sobre riscos da dengue
Foto: Divulga��o

"Sou Dengosa e estou aqui / Venho para incentivar / Junto com as dengosinhas /
Dengue n�o vai te abra�ar".

Nesses tempos de epidemia de dengue no estado, os versos acima, cantados num ritmo entre o funk e o rap, t�m feito coro em escolas da rede municipal de Nova Igua�u, na Baixada Fluminense.

A autora da letra � a MC Dengosa, agente de sa�de que usa o rap para fazer apresenta��es educativas sobre a doen�a em creches e escolas do munic�pio.

Sonho � ouvir m�sicas tocar nas r�dios
Ela garante estar em ritmo acelerado de trabalho desde o come�o do ver�o, fazendo shows em cerca de oito escolas e creches por semana - duas por dia, numa jornada de ter�a a sexta-feira. Sua preocupa��o � sensibilizar as crian�as do risco da dengue. Ela afirma que n�o recebe nada pelas apresenta��es, al�m de seu sal�rio como servidora municipal.

"Com a epidemia, tenho ido de sala em sala, nas turmas do primeiro ao sexto ano das escolas do munic�pio falar sobre o problema da dengue. Distribuo panfletos, explico o ciclo de vida do mosquito no quadro e, por fim, canto minhas m�sicas junto com as crian�as, que se divertem bastante", explica ela que, apesar de admitir ter o sonho de ouvir suas can��es tocarem nas r�dios, n�o gosta de ser chamada de funkeira ou de rapper.

Dengosa, como � mais conhecida, chama-se, na verdade, Helo�sa Faria da Costa, e sua trajet�ria profissional � quase t�o antiga quanto o problema da dengue no estado.

Desde 99
Helo�sa j� interpreta a MC desde 1999, mas ao fazer um curso oferecido pela Secretaria municipal de Sa�de, come�ou a improvisar m�sicas educativas sobre a dengue e recebeu de um amigo o apelido.

"Sempre fui muito extrovertida e o pessoal da Secretaria viu que eu tinha perfil para trabalhar com a parte educativa, de preven��o. Eu percebia que as pessoas n�o d�o muita aten��o a panfletos e folders e, por isso, comecei a fazer as m�sicas, que atingem, principalmente, as crian�as. Atualmente trabalho com duas can��es que fiz h� dois anos", explica ela, que busca patroc�nio para expandir seu trabalho para institui��es privadas e outros estabelecimentos.

Dengosinhas
Sempre que tem um trabalho mais importante, como a inaugura��o de um posto de sa�de, Dengosa leva consigo as �dengosinhas�, grupo de adolescentes que dan�a coreografias explicativas, ensinando a tampar a caixa d��gua e a limpar o quintal.

"As dengosinhas originais j� est�o casadas e t�m filhos. J� estou com uma nova gera��o de dengosinhas, que dan�am e interpretam o mosquito, Aedes aegyptI. Agora, v�o entrar tr�s meninos no grupo para ajudar a gente", explica ela, com um discurso que faz lembrar a �poca das paquitas, nos programas da apresentadora infantil Xuxa Meneghel.

MC Dengosa usa funk para alertar sobre riscos da dengue
Cantora � agente de sa�de e atua como MC h� nove anos.
Com epidemia, trabalho educativo em escolas da rede p�blica aumentou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir