Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Espanha prende doze falsificadores brasileiros
Grupo foi pego com mais de 300 documentos de identidade portugueses falsos
Espanha prende doze falsificadores brasileiros

A pol�cia espanhola prendeu nesta segunda-feira uma quadrilha brasileira acusada de falsificar documentos. Os doze presos em Barcelona nem ser�o julgados no pa�s. A ordem judicial � a expuls�o imediata.

A quadrilha foi pega com mais de 300 documentos de identidade (RG) portugueses falsos, que eram usados para obter carteiras da Seguridade Social, licen�as de trabalho e resid�ncia e at� passaportes nos 25 pa�ses da Uni�o Europ�ia.

Segundo a Unidade contra as Redes de Imigra��o Ilegal e Falsifica��o de Documentos (UCRIF) da pol�cia nacional, a quadrilha era formada s� por brasileiros, que vendiam os documentos falsos nas cidades de Barcelona e Sevilha.

O grupo vendia os RGs por 350 euros (cerca de R$ 935), em m�dia, a outros brasileiros que, depois, iam a prefeituras de cidades pequenas da Espanha para pedir a valida��o do documento.

Como cidad�os europeus, poderiam receber gr�tis as documenta��es e benef�cios sociais espanh�is. Poderiam tamb�m circular por toda a Uni�o Europ�ia sem necessidade de visto ou passaporte, mostrando no embarque apenas o falso RG.

Empregos

Sete dos 12 presos estavam trabalhando com carteira assinada em uma empresa de Barcelona. Apareciam inscritos como portugueses nos registros da companhia e da Seguridade Social.

Segundo a pol�cia, estes empregos eram usados pela quadrilha como exemplos do sucesso do funcionamento do esquema.

A UCRIF procura agora outros brasileiros que compraram RGs falsificados pelo grupo. A unidade calcula que centenas podem ter usado o esquema, mesmo sabendo que os documentos eram ilegais.

Com a opera��o desta segunda-feira, j� s�o cinco as quadrilhas brasileiras de falsifica��o desmanteladas na Espanha em um ano. O grupo de Barcelona � o segundo preso em 2008.

Para a pol�cia espanhola, os brasileiros s�o, juntamente com os nigerianos, os principais l�deres das m�fias de falsifica��o de documentos no pa�s. As maiores quadrilhas chegam a ganhar dois milh�es de Euros por ano com o neg�cio de RGs e passaportes ilegais.

Segundo a pol�cia espanhola, os brasileiros atuam principalmente em Portugal e na It�lia, por causa da semelhan�a dos sobrenomes e tamb�m das ramifica��es das m�fias nesses pa�ses, dois fatores que facilitam a circula��o dos documentos que s�o clonados.

Os 12 presos (a pol�cia divulgou apenas as iniciais dos sobrenomes) s�o Rosana P.L, Clara Cristina C.M., Raquel O.M., Jane de C.M., Angeli D.O., Reginaldo S.B., Eny S.B., Clarice A.R., Silvia A.S., Marli C.S., Katiele A.S. e Valdirene L.A.

Espanha prende doze falsificadores brasileiros. Grupo foi pego com mais de 300 documentos de identidade portugueses falsos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir