Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Oposição exige eleições no Kosovo após declaração
Legisladores do Kosovo participam da cerimônia de assinatura da nova Constituição do país, na capital Pristina.
Oposição exige eleições no Kosovo após declaração
Foto: Visar Kryeziu/AP

Pristina, 7 abr (EFE).- A oposição política do Kosovo reivindicou hoje a realização, o mais rápido possível, de eleições legislativas nesta antiga província sérvia, que proclamou sua independência de forma unilateral no dia 17 de fevereiro.

O líder da opositora Aliança para o Futuro do Kosovo (AKK), Ramush Haradinaj, afirmou que os pleitos são necessários para "mostrar cultura de Estado".

O ex-primeiro-ministro, que acaba de ser absolvido pelo Tribunal de Haia de supostos crimes de guerra, afirmou que é necessário "aplicar completamente a proposta de Martti Ahtisaari".

Haradinaj se referiu desta forma ao plano do enviado especial da ONU para o Kosovo, na qual se baseia a declaração de soberania, e que recomenda a convocação de eleições parlamentares e locais nos primeiros nove meses desde sua entrada em vigor.

No entanto, os partidos no poder argumentam que a situação da região era diferente quando o plano da ONU foi redigido no ano passado.

O primeiro-ministro Hashem Thaçi disse hoje que a região já celebrou eleições legislativas em novembro passado e evitou se referir à possível convocação de novas eleições.

Oposição exige eleições no Kosovo após declaração de independência

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir