Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Bush e Putin encerram último encontro sem acordo
O presidente russo Vladimir Putin encontra-se com o presidente norte-americano George W. Bush, em Sochi, na Rússia
Bush e Putin encerram último encontro sem acordo
Foto: Sergei Ilnitsky/EFE

Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e da Rússia, Vladimir Putin, finalizaram neste domingo o último encontro como chefes de Estado com elogios mútuos, mas sem soluções para a disputa relacionada ao escudo anti-mísseis dos EUA.

Com a saída de Putin do poder marcada para o próximo mês e Bush no fim do seu mandato, ambos os líderes deram ênfase à forte empatia pessoal que eles alegam ter ajudado a manter as relações entre os países sem sobressaltos. Entretanto, discordâncias sobre o plano norte-americano do escudo anti-mísseis no Leste Europeu significam que o encontro na costa do Mar Negro acabou sem acordos.
Após o encontro, um assessor de Bush concluiu que nenhum acordo seria feito até a mudança na Presidência dos dois países. Isso pode atrasar o processo até o começo do próximo ano.

"Essa é uma área na qual temos que trabalhar para convencer a Rússia de que o sistema não tem como objetivo a Rússia", afirmou Bush após as conversas com Putin durante as férias do presidente russo no resort de Sochi.

Para deixar um legado positivo aos sucessores, os dois líderes assinaram um documento desenhando um plano de ações para futuros laços após ambos deixarem os cargos e disseram que continuariam trabalhando para chegarem a um acordo sobre o problema do escudo.

Em preparação para a saída de Putin em 7 de maio, Bush também conversou com Dmitry Medvedev, aliado de Putin que assumirá o cargo de presidente. O presidente norte-americano fez um breve relato sobre sua primeira impressão. "Muito positiva. Um cara esperto."

Há sete anos, Bush afirmou que examinou a alma de Putin e encontrou nela um homem no qual ele poderia confiar. Desde aquilo, as relações entre os dois países pioraram devido a disputas sobre o Irã, Kosovo, o escudo anti-mísseis e a expansão da Otan.

Mas os dois líderes elogiaram-se após as conversas em Sochi e Bush se juntou a Putin no palco para dançar com um conjunto folclórico russo em um jantar informal no sábado.

"Sempre apreciei suas (de Bush) superiores qualidades humanas: honestidade, sinceridade e a habilidade para ouvir um parceiro. Isso vale muito", disse Putin em coletiva de imprensa.

Putin otimista
Washington diz que quer instalar um interceptor de mísseis na Polônia e um sistema de radares na República Tcheca para se proteger dos países que chama de "estados perigosos", especificamente o Irã. A Rússia alega que o plano ameaça a sua segurança.

Em declaração, Putin e Bush disseram que iriam "intensificar o diálogo" para chegarem a um acordo. Eles afirmaram que isso poderia envolver Rússia e EUA trabalhando juntos em um sistema de defesa anti-mísseis, mas outros detalhes não foram fornecidos.

"Eu quero ser entendido corretamente. Estrategicamente, não houve mudança na nossa atitude em relação aos planos dos EUA", afirmou Putin em sua entrevista ao lado de Bush. Ele afirmou que o projeto de incluir a Ucrânia e a Geórgia, dois ex-Estados soviéticos, na Otan, era "um exemplo da velha lógica na qual a Rússia é vista como uma adversária". Os EUA apóiam a entrada dos países no bloco.

Bush e Putin encerram último encontro sem acordo sobre escudo


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir