Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Júri conclui que morte de Diana foi por imprudência
Lady Sarah McCorquodale, irmã de Lady Di, deixa o tribunal depois do julgamento
Júri conclui que morte de Diana foi por imprudência
Foto: Shaun Curry/AFP

Londres, 7 abr (EFE).- A morte de Diana de Gales foi um homicídio por imprudência do motorista de seu automóvel e dos "paparazzi" que perseguiam a princesa, decidiu hoje o júri da investigação sobre o falecimento da princesa.

O júri, integrado por seis mulheres e cinco homens, emitiu o mesmo veredicto para a morte do namorado de Diana, Dodi al-Fayed, filho do conhecido milionário egípcio Mohamed al-Fayed.

Diana, de 36 anos, faleceu em 31 de agosto de 1997 junto a Dodi al-Fayed, de 42, e ao motorista do veículo, Henri Paul, ao colidir o automóvel contra uma coluna de um túnel situado junto à ponte Alma, em Paris, quando eram perseguidos por vários "paparazzi".

Em 1999, um juiz francês já havia concluído que o acidente ocorreu porque o motorista conduzia sob a influência de álcool e de antidepressivos.

O júri britânico emitiu sua decisão por maioria, após quatro dias de deliberações nas quais seus membros não conseguiram fechar um veredicto por unanimidade, o que levou ao juiz do caso, Scott Baker, a autorizar uma decisão por maioria.

O veredicto joga por terra a teoria apresentada por Mohamed al-Fayed, que sempre sustentou que o acidente ocorreu devido a uma conspiração orquestrada pelo príncipe Felipe, duque de Edimburgo e esposo de Elizabeth II, para impedir que seu filho se casasse com Lady Di.

O juiz Baker já havia declarado, no dia 31 de março, que "não há provas" de que o duque de Edimburgo tenha ordenado a morte da princesa.

O magistrado fez essa afirmação ao apresentar as conclusões da instrução sobre a morte do casal, que começou em outubro passado no Tribunal Superior de Londres.

Durante os seis meses em que a investigação foi feita, 250 testemunhas prestaram depoimento.

A pesquisa, além disso, custou ao contribuinte britânico dez milhões de libras (12,5 milhões de euros).

Júri conclui que morte de Diana foi um homicídio por imprudência

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir