Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-04-2008

PF abre inquérito para investigar vazamento de dossiê
Inquérito foi aberto após um pedido da ministra Dilma Rousseff a Tarso Genro
PF abre inquérito para investigar vazamento de dossiê
Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) informou nesta segunda-feira (7) que foi aberto um inquérito para investigar o vazamento de informações usadas para montar o suposto dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira dama Ruth Cardoso.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, o inquérito foi aberto na tarde desta segunda por determinação do diretor-geral em exercício da instituição, Romero Lucena. A investigação, que correrá sob sigilo, será conduzida pela superintendência da PF no Distrito Federal (DF). O delegado que cuidará do caso será o chefe da Delegacia Regional Executiva, Sérgio Barboza Menezes.

Em nota oficial divulgada nesta segunda, o Ministério da Justiça informou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, solicitou ao ministro Tarso Genro que "verificasse a pertinência" de abrir inquérito para apurar o caso.

Segundo a nota, o objetivo é verificar se houve crime de violação de sigilo funcional, previsto no Código Penal.

Crime
Na sexta-feira (4), Dilma disse em entrevista coletiva que o vazamento era crime, mas que uma auditoria seria feita pelo Instituto Tecnológico de Informação (ITI). O instituto faz auditagem do sistema finaceiro e é ligado à Casa Civil. Também na sexta, Tarso havia dito, no Rio de Janeiro, que a entrada da PF no caso dependeria apenas de um pedido formal de alguma autoridade.

Na entrevista, ela afirmou que o governo não foi responsável pelo vazamento. "Este governo não vazou, não difundiu, não publicou informações confidenciais", garantiu a ministra. "O interessante é que até agora não apareceu o vazador de forma explícita", disse.

Na próxima sexta, o ITI deve anunciar o resultado da auditoria que está realizando em cinco computadores da Casa Civil supostamente envolvidos no caso.

PF abre inquérito para investigar vazamento de dossiê. Inquérito foi aberto após um pedido da ministra Dilma Rousseff a Tarso Genro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir