Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-04-2008

Portugueses pegam dengue no Rio, dizem jornais
Turistas contra�ram v�rus em mar�o, segundo governo portugu�s
Portugueses pegam dengue no Rio, dizem jornais
Foto: Reprodu��o

Jornais de Portugal deram destaque nesta segunda-feira (7) ao caso de dois portugueses que foram infectados com o v�rus da dengue ap�s uma viagem ao Rio, em mar�o deste ano. De acordo com os jornais, o Minist�rio da Sa�de do pa�s afirmou que os casos foram confirmados em exames de laborat�rio.

"Dentre os casos suspeitos que chegaram a Portugal provenientes portanto de zonas end�micas, nomeadamente o Brasil, houve v�rios casos suspeitos, a volta de oito casos, que os cl�nicos pediram confirma��o laboratorial. E de fato at� agora h� essas duas confirma��es concretas de diagn�sticos confirmados de dengue", disse Ana Le�a, diretora dos Servi�os de Qualidade Cl�nica do minist�rio de Sa�de de Portugal, em entrevista a uma r�dio local.

Governo diz caso � isolado
Ana Le�a disse ainda na entrevista que os casos n�o significam qualquer risco para a sa�de p�blica de Portugal, uma vez que n�o h� transmiss�o de pessoa a pessoa e n�o existe mosquito transmissor da doen�a no pa�s.

"N�o h� qualquer risco de introdu��o de uma epidemia em Portugal, de um surto. No entanto, quando soubemos da exist�ncia dessa epidemia no Rio de Janeiro, rapidamente tentamos delinear uma estrat�gica para uma orienta��o r�pida desses casos".

Circular alertava para risco de dengue
Em 26 de mar�o deste ano, uma circular do Minist�rio da Sa�de de Portugal, divulgada em seu site, afirmava que, por conta do elevado n�mero de v�os entre Brasil e Portugal (60 por semana, segundo o documento), deveriam ser tomadas algumas precau��es devido � epidemia de dengue no Rio.

A circular orientava, por exemplo, a considerar a hip�tese de dengue ao fazer o diagn�stico de pacientes com febre e hist�rico de viagens ao Brasil nos �ltimos 14 dias. O documento informava ainda que os casos suspeitos deveriam ser informados ao minist�rio.

Portugueses pegam dengue no Rio, dizem jornais. Turistas contra�ram v�rus em mar�o, segundo governo portugu�s.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir