Categoria Policia  Noticia Atualizada em 08-04-2008

Farc rejeitam missão médica francesa para Ingrid Betancourt
Política colombiana foi seqüestrada em 2002. Guerrilheiros dizem que não atuam sob chantagem e pressão da mídia
Farc rejeitam missão médica francesa para Ingrid Betancourt
Foto: AP

A cúpula da guerrilha colombiana das Farc rejeitou nesta terça-feira (8), em um comunicado, a missão médica enviada pelo governo da França para atender política Ingrid Betancourt e outros reféns por considerá-la improcedente.

"Pelas mesmas razões expostas ao CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha), em 17 de janeiro, a missão médica francesa não é procedente e muito menos quando não é resultado de um acordo, e sim da má fé de (presidente colombiano, Alvaro) Uribe ante o governo do Elíseu, e um escárnio desalmado quanto às expectativas dos familiares dos prisioneiros", assinala o comunicado.

"Não atuamos sob chantagem nem sob o impulso de campanhas da mídia. Se no começo do ano o presidente Uribe tivesse liberado Pradera e Florida por 45 dias, tanto Ingrid Betancur (sic), como os militares e os guerrilheiros presos teriam recobrado sua liberdade, e seria a vitória de todos", acrescenta o comunicado divulgado através da Agência Bolivariana de Imprensa na internet.

A missão humanitária, enviada por França, Espanha e Suíça, está em Bogotá desde a última quinta-feira, esperando que a guerrilha colombiana permita a prestação de assistência médica a Betancourt.

Hoje, o ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner, disse que a missão humanitária continuará no país por tempo indeterminado. Kouchner também declarou que, caso as Farc não respondam ao pedido de acesso à refém, terá que ser buscado um outro caminho para tentar a libertação.

"Não esperávamos ter uma resposta em 24 ou 48 horas. Vamos ver. Aguardamos, esperamos, comunicamos os contatos. Se não der certo, tentaremos outro caminho", afirmou o chefe da diplomacia francesa, em sua entrevista coletiva quinzenal.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir