Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-04-2008

China chama Dalai Lama de mentiroso
Porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores diz que Dalai tem ideais separatistas. O líder tibetano negou em comunicado ser o instigador dos protestos no Tibete
China chama Dalai Lama de mentiroso
Foto: Kimberly White/Reuters

Ainda preocupado com o andamento da tocha olímpica, o governo chinês afirmou nesta terça-feira (8) que o Dalai Lama mente quando diz que procura a paz, e que demonstrou isso com sua recente "instigação e orquestração dos atos violentos e criminosos" em Lhasa, a capital tibetana.

"O Dalai sempre mentiu. O que importa não é o que diz, mas o que faz. E o mais recente foi instigar e orquestrar os graves atos criminosos em Lhasa", afirmou a porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Jiang Yu. "Com seus atos, o Dalai prova que sua busca da paz não é mais do que uma mentira", completou Jiang.

No entanto, ela afirmou que se o Dalai Lama "cessar suas atividades separatistas e seus atos criminosos e violentos para interromper os Jogos Olímpicos, o governo chinês estará disposto a conversar com ele"

"Mas durante os anos vimos que não ele abandonou suas atividades separatistas. Nossas diferenças com ele não são de natureza étnica nem religiosa, mas se trata de um assunto que implica a soberania e integridade territorial chinesas e que afeta os sentimentos nacionais dos chineses", acrescentou.

No último dia 6, o líder tibetano negou em comunicado ser o instigador dos protestos no Tibete e explicou que efetuou "repetidos pedidos para que um organismo internacional faça uma investigação sobre o assunto".

A porta-voz chinesa assinalou que "o Dalai Lama é o dirigente de um sistema teocrático, o episódio de escravidão mais obscuro da história da humanidade, sem nenhum tipo de democracia, liberdade ou direitos humanos."

Ao falar de uma "via intermediária" para o Tibete, o único objetivo do líder espiritual tibetano é voltar aos "tempos obscuros" e a seu "paraíso prévio", destacou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir