Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 09-04-2008

EUA planejam mudar roteiro da tocha
Palco de protestos, Golden Gate deve sair do caminho do fogo ol�mpico
EUA planejam mudar roteiro da tocha
Foto: Ag�ncia

Depois dos incidentes em Londres e Paris, todo o cuidado � pouco no roteiro da tocha ol�mpica pelo mundo. Pelo menos, � o que pensam as autoridades de S�o Francisco, nos Estados Unidos, cidade que j� foi palco de protestos antes mesmo de a chama chegar ao pa�s. Prefeito da cidade, Gavin Newsom, se reuniu com funcion�rios do Comit� Ol�mpico Chin�s e avisou que a pol�cia n�o tem como garantir a seguran�a absoluta do s�mbolo dos Jogos Ol�mpicos de Pequim no trajeto de quase 10km.

- Se mantivermos o percurso, temos grandes chances de que hajam incidentes s�rios e deveremos mudar nossos planos, dependendo dos riscos que estiverem correndo nossos convidados - avisa o sargento Neville Gittens, em entrevista ao "New York Times".

Na �ltima segunda-feira, enquanto franceses protestavam em Paris, tr�s manifestantes escalaram a ponte Golden Gate e colocaram cartazes pr�-Tibete no principal s�mbolo de S�o Francisco. O fogo ol�mpico est� nos Estados Unidos desde ter�a-feira e, al�m de protestos a favor dos tibetanos, os manifestantes pedem aten��o aos direitos humanos na China e tamb�m reclamam da pol�tica chinesa em rela��o � regi�o de Darfur, no Sud�o.

Agentes do FBI e da pol�cia rodovi�ria da Calif�rnia v�o refor�ar a seguran�a nesta quarta-feira. De acordo com a Administra��o de Avia��o Federal (FAA), o espa�o a�reo na regi�o ser� restrito durante as 2h30m previstas para a cerim�nia. Para proteger o condutor da tocha ser�o usados v�rios "an�is de seguran�a", com guarda-costas chineses. Cem policiais anti-tumultos estar�o por perto com c�es, a cavalo e em motos e os bombeiros ter�o ambul�ncias ao longo do trajeto.

EUA planejam mudar roteiro da tocha. Palco de protestos, Golden Gate deve sair do caminho do fogo ol�mpico.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir