Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 10-04-2008

COI pede respeito aos direitos humanos
Presidente do COI quer que governo chin�s cumpra com seu compromisso moral
COI pede respeito aos direitos humanos
Foto: Ag�ncia

O presidente do Comit� Ol�mpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse nesta quinta-feira que pediu � China que cumpra seu compromisso moral com os direitos humanos, em rela��o � repress�o que exerceu contra as revoltas no Tibete.

- Os representantes da candidatura (de Pequim 2008) disseram que os Jogos influiriam no avan�o da agenda social da China, incluindo os direitos humanos. Isto � o que eu chamaria de um compromisso moral maior que um jur�dico - assinala o belga, ao responder a uma pergunta sobre as obriga��es contratuais de Pequim 2008 a respeito dos direitos humanos: - Definitivamente, pedimos � China que respeite este acordo moral.

Rogge se reuniu na quarta-feira com o primeiro-ministro chin�s, Wen Jiabao, mas n�o quis revelar detalhes da reuni�o sem que a comiss�o executiva do COI tenha se pronunciado sobre eles.

Sobre os protestos contra a repress�o no Tibete que aconteceram no revezamento da tocha ol�mpica em Londres, Paris e San Francisco, Rogge afirmou que � muito f�cil criticar a decis�o de ter levado os Jogos Ol�mpicos � China.

- � f�cil dizer agora que a decis�o de 2001 n�o foi s�bia e s�lida. Mas � preciso voltar ao passado, a 30 de julho de 2001, h� sete anos. Claramente, sem d�vidas, a candidatura de Pequim foi a melhor apresentada. Pequim podia oferecer algo que nenhum outro candidato podia: o valor agregado de levar o esporte e o olimpismo a um quinto da popula��o mundial - conclui.

COI pede respeito aos direitos humanos. Presidente do COI quer que governo chin�s cumpra com seu compromisso moral.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir