Categoria Policia  Noticia Atualizada em 10-04-2008

Aumento de verba de gabinete une deputados
Presidente da C�mara pediu estudo para decidir reajuste de verba de gabinete
Aumento de verba de gabinete une deputados
Foto: Ag�ncia Estado

L�deres da base e da oposi��o na C�mara dos Deputados disseram nesta quinta-feira (10) apoiar a decis�o do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT -SP), de aumentar o valor da verba de gabinete, usada para a contrata��o de funcion�rios. Chinaglia pediu um estudo para a Diretoria Geral da C�mara para discutir o tamanho do aumento.

A verba de gabinete da C�mara � atualmente de R$ 50,8 mil e n�o � reajustada desde 2005, quando o presidente era Severino Cavalcanti (PP-PE). Com esses recursos, os parlamentares podem contratar de cinco a 25 assessores para seus gabinetes.

Para Chinaglia, o aumento da verba � imperativo. "O dia que me mostrarem que o trabalhador n�o precisa de reposi��o das perdas salariais e de aumento do sal�rio para acabar com a desigualdade, pode ser que eu reveja esta posi��o", disse.

A atitude de Chinaglia tem apoio dos l�deres. Para Maur�cio Rands (PT-PE), � necess�rio um aumento acima da infla��o devido aos anos sem reposi��o. "A lei determina o reajuste anual. Como os servidores ficaram alguns anos sem reajuste, � preciso que se fa�a a corre��o, inclusive com aumento."

O l�der do DEM, ACM Neto (BA), tamb�m ap�ia o aumento da verba de gabinete. "Com crit�rios justos, n�o h� raz�o para n�o conceder. Desde Severino [Cavalcanti] nenhum reajuste foi concedido e houve um aumento real do custo de vida."

O estudo pedido por Chinaglia vai analisar a infla��o dos �ltimos tr�s anos e tamb�m o percentual de aumento real concedido a verbas de gabinete nos poderes Executivo e Judici�rio. A inten��o � decidir o assunto j� na pr�xima semana.

Aumento de verba de gabinete une deputados. Presidente da C�mara pediu estudo para decidir reajuste de verba de gabinete.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir