Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2008

Saiba por que chove no sertão e Sul enfrenta seca
Encontro do La Niña com nuvens no Nordeste mudou o tempo.Previsão para o fim de semana é de chuva, com sol entre nuvens
Saiba por que chove no sertão e Sul enfrenta seca
Foto: Reprodução/ Cptec/Arte-G1

Uma faixa de nuvens sobre o Norte e Nordeste do país, associada ao fenômeno La Niña, que apesar de não estar mais em seu auge ainda tem efeitos sobre a atmosfera, tem causado as chuvas acima da média no sertão.

Segundo o meteorologista Christopher Cunningham, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o clima no país atualmente é característico do período de La Niña, com tempo chuvoso no Norte e Nordeste do país, e mais seco na Região Sul.

"O que acontece é que as águas do Oceano Pacífico ficam mais frias do que o esperado para essa época do ano, e uma mudança de temperatura nessa grande extensão de água altera o fornecimento de vapor na atmosfera", explica.

De acordo com ele, esse vapor formado pela alteração de temperatura da água do oceano forma nuvens que influenciam na circulação do ar na atmosfera e é isso o que muda os padrões da chuva. "A faixa de nebulosidade que está no Nordeste é oscilante e pode estar mais ou menos densa. O que aconteceu nos últimos dias foi uma coincidência do encontro dessa grande nebulosidade com o La Niña e isso favoreceu as tempestades que temos visto", diz.

Sexta-feira
No Sudeste, no Centro-Norte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Sul de São Paulo, o sol aparece com variação de nuvens e pancadas de chuva na sexta-feira (11). Nas demais áreas, o sol deve aparecer entre nuvens. As temperaturas estarão estáveis.

No Sul, no Centro-Sul do Rio Grande do Sul e no Paraná, a previsão é de sol com variação de nuvens e pancadas de chuva. As temperaturas continuarão estáveis.

No Centro-Oeste, no Oeste e no Centro-Sul de Mato Grosso do Sul e no Sudoeste de Mato Grosso, o sol também deve aparecer entre nuvens. Nas demais áreas da região, há possibilidade de pancadas de chuva.

No Norte, no Acre, no Norte de Rondônia, no Amazonas, no Oeste do Pará e em Roraima, o sol deve aparecer entre muitas nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, o sol aparece com variação de nuvens e pancadas de chuva.

No Nordeste, no Centro-Leste da Bahia, no Sudeste do Piauí e no Oeste de Pernambuco, o sol aparece entre nuvens. Nas demais áreas, o sol pode aparecer com variação de nuvens e pancadas de chuva.

Sábado
No sábado (12), a previsão na Região Sul do país é de sol com pancadas de chuva no Paraná e no Norte de Santa Catarina. As temperaturas estarão em declínio no Rio Grande do Sul.

No Sudeste, no Norte e Oeste de São Paulo, no Norte de Minas Gerais e no Leste do Espírito Santo, o sol aparece entre poucas nuvens. Há possibilidade de pancadas de chuva.

Na Região Centro-Oeste, em Mato Grosso, Goiás e no Norte e Sul de Mato Grosso do Sul, a previsão é de sol com variação de nuvens e pancadas de chuva.

No Norte e Nordeste do país, o sol aparece com variação de nuvens e pancadas de chuva. As temperaturas seguirão estáveis.

Domingo
No Sul, a previsão para o domingo (13) é de tempo nublado com chuva isolada a qualquer hora do dia no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas da região, o sol aparece com variação de nuvens. As temperaturas estarão amenas na região.

No Sudeste, no litoral norte de São Paulo, no Leste do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Nordeste de Minas Gerais, o sol deve aparecer entre nuvens. No Norte de São Paulo e no Centro-Oeste de Minas Gerais, o sol aparece entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva.

No Centro-Oeste, no Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, no Sudoeste de Mato Grosso e no Leste de Goiás, o sol aparece entre nuvens e há possibilidade de pancadas de chuva.

No Norte e Nordeste do país, a previsão é de chuvas acima da média durante o domingo. A condição, segundo o Cptec, deve permanecer a mesma durante a próxima semana.

Saiba por que chove no sertão e Sul enfrenta seca
Encontro do La Niña com nuvens no Nordeste mudou o tempo.
Previsão para o fim de semana é de chuva, com sol entre nuvens.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir