Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-04-2008

Novo incêndio atinge subestação de Guarulhos
Segundo bombeiros, vários bairros ficaram sem energia das 21h10 às 23h30 nesta quinta.
Novo incêndio atinge subestação de Guarulhos
Foto: Eduardo Nicolau/AE

Um novo incêndio na noite desta quinta-feira (10) atingiu a subestação de Guarulhos, localizada na Avenida Monteiro Lobato com a Rua Henrique, deixando 20 bairros sem energia elétrica das 21h10 às 23h20, segundo o Corpo de Bombeiros.

Ao todo, foram enviadas quatro equipes ao local para controlar as chamas. A subestação, controlada pela Bandeirante Energias, concessionária de luz do município, é a mesma que já havia pego fogo na tarde de quarta-feira (9). Até mesmo os bairros afetados foram os mesmos da véspera, de acordo com a assessoria da empresa. Na ocasião, 67 mil famílias ficaram sem energia.

Segundo a assessoria da Bandeirante Energias, com a retirada de um dos transformadores, houve um aquecimento nos equipamentos, causando um novo incêndio.
Na manhã desta quinta-feira, uma falha em uma subestação da Eletropaulo na Zona Oeste da capitla afetou 7.790 imóveis dos bairros do Butantã, Jaguaré, Rio Pequeno e Vila Leopoldina, por cerca de uma hora na manhã. De acordo com a companhia, a causa do problema ainda está sendo apurada.

Segundo a Eletropaulo, houve uma ocorrência na subestação do Jaguaré às 5h59 e a energia foi restabelecida às 7h.

No escuro
O problema desta manhã se segue a outras duas falhas ocorridas em subestações de energia na quarta (9). Uma delas, na Zona Norte, pertence à Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), responsável pela transmissão de energia à Eletropaulo. A outra, em Guarulhos, na Grande São Paulo, é da Bandeirante Energias, que abastece o município. Os locais foram atingidos por incêndio, controlados no final da tarde de quarta.

A Bandeirante Energias informou que às 20h26 de quarta foi restabelecida a distribuição de energia em todas as 67 mil unidades consumidoras que haviam sido prejudicadas pelo incêndio na subestação localizada na Avenida Monteiro Lobato. As causas do fogo ainda não foram esclarecidas e a distribuidora disse que investiga o caso.

Também por causa da falta de energia, o bombeamento de água ficou parado em uma parte da cidade, que abrangia cerca de 200 mil moradores, atendidos pelo reservatório Cidade Martins e pelo booster (bomba que garante fornecimento para as partes altas da cidade) Vila Barros. Por causa disso, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saee) do município recomendou o uso racional de água em Guarulhos.

Prejudicados
Em São Paulo, cerca de 318 mil unidades foram atingidas. Os bairros atingido foram: Freguesia do Ó, Pirituba, Jardim Peri, Perdizes, Lapa, Barra Funda, São Domingos, Jaraguá, Água Branca, Casa Verde, Limão, Mutinga e Vila dos Remédios. Também foram atingidos pontos em Osasco.

Às 16h20, o fornecimento foi restabelecido em 70% da área. O total de pessoas atingidas pode chegar a cerca de 1,2 milhão, considerando que em média quatro pessoas são atendidas em cada unidade.

As chamas na Zona Norte de São Paulo começaram por volta das 15h40. Ainda não há informações sobre as causas do acidente, ocorrido no centro de distribuição de energia localizado perto da Ponte do Piqueri.

De acordo com os bombeiros, houve uma explosão em um dos transformadores, que não deixou feridos. Os bombeiros receberam o chamado por volta das 15h36 e enviaram três carros para o local.

A CTEEP informou que houve um curto-circuito em uma das fases de seus transformadores, que interrompeu parcialmente a energia elétrica. As causas do incidente estão sendo investigadas.

Apagão em março
Em 4 de março, bairros na Zona Sul da capital paulista e de dois municípios da Grande São Paulo ficaram no escuro por 50 minutos. Uma explosão em um transformador foi a provável causa do incidente que afetou cerca de 690 mil unidades consumidoras.

Novo incêndio atinge subestação de Guarulhos
Segundo bombeiros, vários bairros ficaram sem energia das 21h10 às 23h30 nesta quinta.
Subestação já havia pegado fogo na tarde desta quarta.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir