Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-04-2008

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: UM SHOW À PARTE
Percebe-se, Brasil inteiro, plena campanha eleitoral, só não enxerga quem não quer!
ELEIÇÕES MUNICIPAIS: UM SHOW À PARTE

Percebe-se, Brasil inteiro, plena campanha eleitoral, só não enxerga quem não quer! E olha que ainda não aconteceram as convenções partidárias. Interessante que, janeiro, junho ou outubro, é certo de que 2008 é ano eleitoral. Muito possivelmente conhecemos os futuros candidatos, pessoas que vivem em nossos bairros, ruas, botecos. Ou pelo menos deveríamos conhecer seus endereços, suas vidas, suas atividades. Ainda assim as eleições municipais ocorrem num clima tenso, pois os candidatos fazem de tudo para conquistar os eleitores, infringindo a Lei Eleitoral com compra de votos, doação de cestas básicas e prestação de favores, uso indevido da máquina pública.

Infelizmente o Executivo em grande parte do País passa três anos sem oferecer qualidade em seus serviços deixando a população de lado. Envia projetos de leis anti-populares para o Legislativo, que os aprova, na maioria das vezes. Tornou-se comum o eleito fugir do eleitor, não os recebendo em seus gabinetes, porém, no ano eleitoral os cofres públicos se abrem e o tratamento com os eleitores muda radicalmente.
O fato não é diferente com o Poder Legislativo! Os parlamentares, com raras exceções, passam três anos apenas dando nomes à ruas, sem produzir nada de concreto, principalmente, em termos fiscalização ao Executivo. E pior, ano eleitoral é o ano das cobranças dos favores prestados...

Numa eleição municipal, de alguma forma, tendenciosa, grande parte do eleitorado desconhece o significado do termo CIDADANIA e qual é a importância de seu voto. Muitos eleitores são manipulados pelo político profissional. Outra grande parte pensa e afirma que todo político é corrupto, então acaba por votar naquele que é corrupto, mas que levou seu filho ao médico, ainda que com recursos públicos.

Os partidos sejam de esquerda ou direita, situação ou oposição, contra ou a favor, quando no Poder se encontram, acabam, em sua maioria, por mudar a terminologia. O poder, infelizmente, corrompe a maioria. Essa tal política partidária e a democracia representativa já não convencem mais ninguém. Na verdade o que existe é um grande balcão, onde as classes dominantes negociam o seu pedaço do bolo e resolvem os seus conflitos mediante acordões onde todos saem ganhando, menos o povo.

A tal democracia, ou seja, o governo do povo, é uma ditadura burguesa. Penso não existir cidadania eleitoral, pois vejo que ser cidadão vai muito além de apertar botões e eleger parasitas.

Direitos trabalhistas, igualdade civil e racial, emancipação feminina, política pública para o GLBTT, etc, tais conquistas quem conseguiu foram os trabalhadores e estudantes organizados, não este ou aquele governo! É preciso conseguir conquistas e não leis que nunca saem do papel.

Podemos fazer a diferença em outubro. Pense nisso! Vote consciente. Não dê seu voto a quem não o mereça. Analise as propostas dos futuros candidatos. Não desperdice seu tempo ouvindo a vãs promessas de postulantes a vereador analfabetos. Organize-se. Faça valer a pena ser cidadão. Mudemos nosso Brasil, antes que o mesmo se torne, de fato, Brasil...

Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir