Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-04-2008

Fidel alerta cubanos sobre a volta ao capitalismo
Raúl, irmão de Fidel, liberou a venda de aparelhos eletrônicos no país. Fidel deixou o poder em 19 de fevereiro último
Fidel alerta cubanos sobre a volta ao capitalismo
Foto: Google imagens

O líder Fidel Castro alertou aos cubanos que uma volta ao capitalismo eliminará os êxitos sociais de sua revolução, em um artigo publicado nesta sexta-feira (11), no qual criticou os "teóricos do acesso fácil aos bens de consumo".

Recentemente, o irmão de Fidel e atual presidente, Raúl Castro, liberou a venda de produtos como computadores, celulares, motos, televisão, entre outros. O ato causou um grande salto de vendas de aparelhos eletrônicos na ilha. Raúl também autorizou que cubanos possam se hospedar em hotéis de turismo do país.

"Se o império (Estados Unidos) conseguir obter de novo o controle de Cuba, não restará uma só das escolas de estudos superiores criadas pela revolução para oferecer esse direito aos jovens; enviariam a maioria para cortar cana; essa é sua política declarada", disse Fidel, que deixou o poder em 19 de fevereiro último.

"Washington também tentaria roubar os talentos artísticos e científicos já criados, como faz com os demais países de nosso hemisfério".

Em meio às mudanças econômicas impulsionadas pelo governo de seu irmão e sucesso Raúl Castro, Fidel assinalou que "os que fazem culto ao egoísmo sem restrição alguma por parte do Estado jamais poderão construir uma obra social sólida e verdadeira".

Compras e curiosos
Todos os dias, os cubanos se vêem em meio a uma série de pequenas mudanças, incentivadas por Raúl.

Informados pelo que chamam de "rádio bemba" (comentário boca a boca), milhares de cubanos vão aos armazéns para comprar ou simplesmente ver os preços de uma série de produtos eletrônicos, com venda restringida desde 2003 devido ao déficit energético do país, segundo explicações oficiais.

Panelas de pressão elétricas, DVDs, vídeos e motos elétricas começaram a ser novamente disponibilizados; em breve, haverá também computadores, microondas e outros, que devem chegar aos armazéns a qualquer momento

A comercialização desses produtos é uma das proibições derrubadas por Raúl Castro, cinco semanas após ter sido eleito presidente em substituição a seu irmão, Fidel, que desistiu da reeleição devido a seu debilitado estado de saúde.

Cubanos agora também poderão alugar carros, e já circulam rumores de que a comercialização de automóveis particulares seria liberada em breve.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir