Categoria Policia  Noticia Atualizada em 11-04-2008

PF decide manter 500 homens em reserva de Roraima
A PF e a For�a Nacional fizeram uma incurs�o na Vila Surumu, dentro da Reserva Ind�gena Raposa Serra do Sol, em Roraima
PF decide manter 500 homens em reserva de Roraima
Foto: Marlene Bergamo/Folha Imagem

A Pol�cia Federal (PF) decidiu manter em Roraima os 500 homens que mobilizou para a opera��o de retirada dos n�o-ind�genas da terra ind�gena Raposa Serra do Sol - temporariamente suspensa por determina��o do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir de segunda-feira, eles ser�o enviados para o interior do territ�rio ind�gena, onde instalar�o acampamentos e postos de atendimento policial.

"Nossa miss�o agora n�o � retirada de ningu�m, mas sim garantir a lei e a ordem dentro da reserva", disse o respons�vel pela Opera��o Upatakon 3, delegado Fernando Seg�via. "Isso foi determinado pelo Supremo, na mesma decis�o em que suspendeu a opera��o de retirada." A decis�o foi vista com desconfian�a pelos arrozeiros.

Na opini�o do principal l�der da categoria, Jo�o Paulo Quartiero, depois de ter sido derrotado pela Corte, o Minist�rio da Justi�a - ao qual est�o vinculadas a PF e a Funda��o Nacional do �ndio (Funai) - estaria procurando outros meios para sufocar os fazendeiros. "O pr�ximo passo vai ser a aplica��o de multas pelo n�o-cumprimento da legisla��o ambiental. V�o tentar frear a colheita do arroz, que come�a em dez dias", afirmou. "N�o conseguiram nos expulsar pela for�a e agora querem nos sufocar."

Hoje, um helic�ptero da PF sobrevoou as fazendas dos rizicultores. Um dos passageiros era o analista ambiental Frederico Fonseca, representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov�veis (Ibama) na Opera��o Upatakon. Fonseca procurava ind�cios de desrespeito �s leis ambientais, principalmente nas �reas de preserva��o permanente.

"Por meio de imagens de sat�lite, temos indica��es de supress�o indevida da vegeta��o do lugar e de ocupa��o de �reas de preserva��o permanente", disse. Ele tamb�m lembrou que Quartiero hoje enfrenta um processo administrativo, iniciado em 2005, por corte n�o autorizado de vegeta��o. Na Superintend�ncia da PF no Estado, tamb�m circulavam coment�rios de que os arrozeiros da regi�o tamb�m desrespeitam normas sobre o uso da �gua dos rios. Eles n�o pagariam nada pela �gua que usam para irrigar os arrogais.

"Plano"
Para Quartiero, isso tamb�m faz parte do "plano de sufocamento" dos arrozeiros: "� uma conspira��o. Ningu�m paga pela �gua no Brasil porque essa legisla��o ainda n�o pegou. No Estado de Roraima, ela nem foi implantada ainda." Em Boa Vista, num terreno da Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), os agentes da pol�cia voltaram a repetir hoje treinamentos de opera��o antimotim. O uso de bombas em supostos ataques de amotinados tem irritado a popula��o vizinha ao local dos treinos. Com a decis�o de enviar os agentes para o interior da reserva, por�m, a tranq�ilidade dos vizinhos deve voltar.

No interior da reserva, uma das tarefas dos policiais ser� esclarecer a popula��o sobre o objetivo da Upatakon - express�o da l�ngua macuxi que significa "nossa terra". Segundo Seg�via, os policiais tamb�m ajudar�o a negociar poss�veis conflitos que podem eclodir envolvendo grupo ind�genas e n�o-ind�genas.

PF decide manter 500 homens em reserva de Roraima

Fonte: Rold�o Arruda
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir