Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-04-2008

Nos EUA, seita prega poligamia e abuso de mulheres.
Grupo americano � dissid�ncia fundamentalista da religi�o m�rmon nos Estados Unidos.
Nos EUA, seita prega poligamia e abuso de mulheres.

No come�o da semana, imagens de uma seita chocaram o mundo. O Fant�stico percorreu mais de 800 quil�metros de estrada para conversar com um dos integrantes da seita radical.
Quando decidiram plantar um templo no meio do deserto, os seguidores da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos �ltimos Dias queriam dist�ncia da civiliza��o. Para cumprir supostas ordens de Deus, era preciso descumprir as leis dos homens.

A seita � uma dissid�ncia da religi�o m�rmon. Um dos l�deres do grupo, Warren Jeffs, foi preso no final do ano passado, acusado de cumplicidade de estupro ao obrigar uma adolescente de 14 anos a manter rela��es sexuais com um sobrinho dele. Foi Jeffs que, h� cinco anos, fundou o templo no Texas - mais uma filial da seita que acredita que a poligamia � um desejo divino.

O n�mero de esposas determina o tamanho do reinado que ter�o os escolhidos de Deus quando chegarem ao c�u. As mulheres devem obedecer aos maridos, fazer sexo sempre que requisitadas e, de prefer�ncia, ter um filho por ano. Os meninos, quando crescem, tornam-se pastores e s�o obrigados a perpetuar os maus-tratos de mulheres e meninas.

Investiga��o complicada
A poligamia e os abusos cometidos pelos integrantes da seita religiosa j� eram conhecidos da pol�cia: tinham levado a pris�es em outros estados americanos. Mas o trabalho dos investigadores aqui era bastante complicado. Para come�ar, o tamanho da propriedade: s�o 68 mil quil�metros quadrados. E o cadeado sempre fechado. Nas poucas vezes em que o xerife teve acesso � comunidade, as mulheres simplesmente n�o estavam e faltavam provas. A den�ncia veio de dentro do pr�prio rancho, num telefonema desesperado.

No documento policial obtido pelo Fant�stico, a adolescente de 16 anos, identificada como Sarah, conta que engravidou pela segunda vez. Diz ter sido for�ada a manter rela��es sexuais com o homem com quem ela era espiritualmente casada. Sarah, que era a esposa n�mero sete, declara ter apanhado tanto do marido que v�rias de suas costelas foram quebradas. E que s� podia sair do rancho acompanhada, para receber tratamento m�dico. Depois da den�ncia, a pol�cia do Texas libertou 400 meninas que tamb�m teriam sido v�timas de abuso e viol�ncia. Por ordem da Justi�a, elas foram para abrigos p�blicos.

Na Calif�rnia, a reportagem encontrou uma mulher que conseguiu fugir, h� 19 anos, de um outro rancho que praticava a mesma seita. Nossa equipe � recebida pelo atual marido de Irene Spencer. Ela era a mulher n�mero dois de uma fam�lia com sete esposas. Teve treze filhos de um total de 56 crian�as de um mesmo pai.

Filha primeiro
Quem saiu primeiro foi sua filha mais velha, Donna, aos 18 anos. Quando a for�aram a se casar com um homem muito mais velho, tomou coragem e rompeu com a tradi��o de quatro gera��es de poligamia. Diziam que eu seria uma deusa depois da minha morte, mas descobri que j� estava no inferno e procurei ajuda para sair, conta. Aos poucos, Donna foi resgatando sua fam�lia. Em uma foto, reuniu as 26 irm�s. Depois, no enterro do pai, juntaram-se irm�os e cunhados.

Eu tinha que ouvir o meu marido transando com as outras esposas e esperar o dia reservado para mim. Ele n�o me procurava por desejo e sim porque eu era a mulher da vez, lembra. Fui obrigada a abrir m�o da minha vida, sofri lavagem cerebral, desde crian�a me disseram que as pessoas fora da comunidade eram m�s e que eu tinha sido escolhida por Deus. Al�m de tudo, era obrigada a dividir a pobreza: o dinheiro do meu marido n�o dava e t�nhamos de racionar a comida, aponta Irene.

Ao lado da filha, Donna fica triste quando pensa que as meninas do Texas devem estar sentindo agora uma mistura de pavor e al�vio. Elas n�o foram preparadas para viver no nosso mundo, aprenderam que todos aqueles abusos s�o o �nico caminho para salva��o. Mas devem estar aliviadas por finalmente ter deixado o inferno.

Nos EUA, seita prega poligamia e abuso de mulheres.
Grupo americano � dissid�ncia fundamentalista da religi�o m�rmon nos Estados Unidos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir