Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-04-2008

Adversário reconhece derrota para Berlusconi
Walter Veltroni concorria nas eleições legislativas da Itália. Silvio Berlusconi é apontado pelas projeções como vencedor na Câmara e no Senado
Adversário reconhece derrota para Berlusconi
Foto: Andreas Solaro/AFP

O centro-esquerdista Walter Veltroni, do Partido Democrático (PD), anunciou nesta segunda-feira (14) sua derrota para o líder conservador Silvio Berlusconi nas eleições legislativas italianas. Veltroni tem 52 anos e é ex-prefeito de Roma. Se os resultados confirmarem a vitória da direita, Berlusconi assumirá o cargo de primeiro-ministro pela terceira vez.

Em um telefonema, ele congratulou Berlusconi pela vitória nas urnas, informa o site do jornal italiano "La Repubblica". "Faremos uma oposição construtiva", afirmou Veltroni.

"Como é de costume na democracia ocidental, e como eu sinto que é certo fazer, liguei para o líder do (partido) Povo da Liberdade, Silvio Berlusconi, para reconhecer sua vitória e lhe desejar boa sorte em sua empreitada", disse Veltroni a jornalistas.

Momentos antes do reconhecimento da derrota da oposição, Silvio Berlusconi expressou "profunda satisfação" com os resultados de sua coalizão nas legislativas de domingo e segunda-feira, registrou a agência Ansa.

Projeções eleitorais indicam que a direita italiana sai vitoriosa e com vantagem nas legislativas, levando a maioria absoluta do Senado e da Câmara dos Deputados.

De acordo com os resultados do ministério do Interior relativos à contagem de 20% das urnas, a coalizão de direita obteria 45,47% dos votos no Senado contra 40,16% dados à centro-esquerda de Walter Veltroni.

Segundo uma projeção do Instituto Piepoli, a direita obteria a maioria absoluta das cadeiras no Senado - 164 sobre 315.

Magnata dos meios de comunicação, Berlusconi, de 71 anos, tenta conquistar um terceiro mandato de primeiro-ministro. Para isso, prometeu cortar o déficit público do país, reduzir os impostos e diminuir o controle sobre o altamente regulamentado setor de serviços.

A eleição atual foi convocada porque Romano Prodi, que venceu Berlusconi nas urnas em 2006, anunciou sua renúncia em janeiro, 20 meses depois de iniciado seu mandato de cinco anos, após sua frágil maioria ter virado pó e sua coalizão de governo ter entrado em colapso.

Berlusconi, que foi premiê durante sete meses a partir de abril de 1994 e entre 2001 e 2006, vinha sendo apontado como favorito para eleger uma bancada majoritária na câmara baixa do Parlamento.

A corrida pelo Senado sempre se mostrou mais disputada devido ao complexo sistema de votação verificado no país.

Voto útil
Tanto Berlusconi quanto Veltroni fizeram campanha pedindo pelo "voto útil" para evitar uma dispersão dos eleitores ao longo de uma campanha considerada atribulada.

Contra Berlusconi, o ex-prefeito de Roma, Walter Veltroni se apresenta pela primeira vez para um mandato nacional. O número de indecisos duas semanas antes das eleições era de entre 25% e 30%.

Em caso de empate no Senado e vitória de Berlusconi, o magnata das comunicações terá que negociar alianças. Tal situação poderá dar um papel importante ao partido de centro-direita UDC, de Pier Ferdinando Casini.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir