Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-04-2008

Veja o que as mulheres querem saber em um curso de mecânica
Motoristas devem medir o nível do óleo com o motor frio e em terreno plano
Veja o que as mulheres querem saber em um curso de mecânica
Foto: Gabriella Sandoval/G1

No último sábado, o G1 participou de um curso de mecânica para mulheres em São Paulo. O evento, que contou com a presença de 110 inscritas, foi promovido pela concessionária Viamar, representante da Chevrolet e da Yamaha, com o intuito de esclarecer questões ligadas ao dia-a-dia e mostrar como usar e cuidar corretamente do veículo. Confira dez respostas para as dúvidas femininas:

1) Nível do óleo – o ideal é que seja medido com o motor frio e com o carro parado e em local plano. Feito isso, retire a vareta de inspeção, limpe-a com um pano e a recoloque. Em seguida, retire-a e confira o nível - ele deve estar entre as marcar de mínimo e máximo. Caso esteja baixo, complete com óleo da mesma marca e especificação;

2) Calibragem dos pneus – verifique a calibragem semanalmente, antes de iniciar viagens e ao utilizar o carro com muito peso. A pressão

adequada está escrita no manual do proprietário. Não esqueça também de verificar a calibragem do estepe;

3) A hora de trocar os pneus - verifique a cada três meses o sobressalto que há no sulco do pneu; quanto menos profundidade, maior o desgaste. Quando ele é irregular, pode significar a necessidade de alinhamento ou de uma verificação de calibragem. Ao substituir um pneu, troque também o outro do mesmo eixo para não comprometer a estabilidade do carro;

4) Sistema de freios – ao descer uma ladeira, use a mesma marcha que colocaria se estivesse em uma subida – jamais coloque em ponto morto. Ao se aproximar de um semáforo, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Essa atitude preserva os discos e as pastilhas. Fique atento ao nível do fluído do freio;

5) Alinhamento das rodas – o ideal é que seja feito a cada 10 mil quilômetros rodados. O desalinhamento pode ocasionar desgaste prematuro dos pneus e do conjunto de suspensão;

6) Recarga da bateria – providencie cabos adequados. Coloque o fio vermelho no pólo positivo da bateria no carro que está sem carga e, depois, o outro lado no carro que está ligado. Faça a mesma operação com o cabo preto, colocando-o no pólo negativo. Aguarde e dê a partida. Se o veículo não funcionar, não o faça "pegar no tranco", pois isso é prejudicial ao carro;

7) Água do pára-brisa – quando for completar o reservatório de água do pára-brisa, não esqueça de colocar um aditivo de limpeza para aumentar o tempo de vida útil das palhetas;

8) Sistema de arrefecimento – corresponde ao conjunto radiador/bomba de água/reservatório de água. Observe semanalmente o nível de água do reservatório e complete até a demarcação. Não abra a tampa com o motor quente e feche bem para que a água não evapore. Se uma luz no painel indicar o aumento da temperatura, pare o carro imediatamente, espere até que a temperatura baixe e complete o nível com o carro ligado;

9) Filtro do ar condicionado – filtra o ar que entra no veículo, eliminando parte dos elementos nocivos ao ambiente como fumaça e pólen. Recomenda-se a troca anual do filtro ou a cada 15 mil quilômetros rodados;

10) Motores limpos – aditivos para motores de boas marcas têm ação detergente, o que inibe a formação de borras na parede do motor, mantendo-o sempre limpo. Deve-se utilizar um frasco a cada quatro enchimentos completos do tanque de combustível. A gasolina aditivada ajuda neste processo de limpeza, mas não faz o trabalho do aditivo.

Veja o que as mulheres querem saber em um curso de mecânica. Motoristas devem medir o nível do óleo com o motor frio e em terreno plano.

Fonte:

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Por:  Felipe Campos    |      Imprimir