Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-04-2008

Hillary convida Barack Obama para debate sem moderador
Encontro permitiria aos dois candidatos realizar perguntas diretamente um ao outro.
Hillary convida Barack Obama para debate sem moderador
Foto: Robyn Beck/AFP

Hillary Clinton convidou neste s�bado (26) seu rival democrata Barack Obama para um debate sem moderador, no mesmo estilo que h� 150 anos Abraham Lincoln e seu oponente democrata Stephen Douglas fizeram para conseguir uma cadeira no Senado.

Hillary afirmou em um ato eleitoral em Indiana que um debate desse tipo de 90 minutos permitiria aos dois candidatos � Casa Branca realizar perguntas diretamente sem intermedi�rios.

A campanha de Hillary tornou p�blico o convite por meio de uma carta enviada aos assessores de Obama. "A senadora Clinton e o senador Obama participar�o de um debate de 90 minutos em um f�rum p�blico, s� os dois", disse o texto, apontando que cada um dos "presidenci�veis" falaria durante dois minutos, se alternando dessa forma durante o debate.

A campanha de Hillary indicou que n�o haveria nenhuma regra sobre quanto tempo seria destinado a cada tema.

Pausa
Obama n�o respondeu ainda � proposta, mas disse tamb�m neste s�bado (26) que n�o haver� mais debates antes das prim�rias de 6 de maio na Carolina do Norte e em Indiana. "N�o vamos ter debates at� Indiana", disse Obama em entrevista gravada com a rede de televis�o "Fox" que ser� transmitida amanh�.

Os dois pr�-candidatos democratas participaram de 21 debates, sendo que o �ltimo deles ocorreu h� duas semanas na Filad�lfia (Pensilv�nia).

O republicano Abraham Lincoln, que se tornou presidente, e seu rival democrata Stephen A. Douglas, mantiveram em 1858 uma s�rie de sete debates para decidir uma cadeira no Senado por Illinois. Douglas acabou ganhando, mas os atos renderam uma grande publicidade a Lincoln e o transformaram em um candidato vi�vel �s elei��es presidenciais de 1860, nas quais saiu vitorioso.

Hillary convida Barack Obama para debate sem moderador
Encontro permitiria aos dois candidatos realizar perguntas diretamente um ao outro.
Obama n�o respondeu, mas disse que n�o haveria mais debates antes de 6 de maio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir