Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-04-2008

A tela original foi retirada para perícia
Peritos instalam tela de proteção no quarto de onde Isabella foi atirada
A tela original foi retirada para perícia
Foto: Reprodução/ Tv Globo

Peritos que participam da reconstituição da morte de Isabella Nardoni neste domingo (27) retiraram por volta das 11h30 a tela de proteção de um dos quartos do apartamento para instalá-la no outro quarto, onde fica a janela de onde Isabella foi atirada. A nova tela vai substituir a anterior, retirada pelos peritos após o crime. Os policiais querem cortar a tela substituída para reproduzir o momento em que Isabella foi atirada. Por volta das 11h10, uma policial surgiu na janela segurando a boneca.

Por volta das 11h40 policiais realizavam a reconstituição dentro do apartamento. A reconstituição começou às 9h40 da manhã deste domingo. Curiosos acompanham a movimentação da janela.

Isabella morreu após ser espancada, asfixiada e jogada do 6º andar do edifício, onde moravam o pai e a madrasta dela, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, considerados pela polícia suspeitos do crime. Eles não participam da reconstituição porque, segundo a defesa, a polícia lida apenas com uma hipótese para o crime e tem versões que divergem com a do casal.

Fundamental para o andamento das investigações sobre o caso, a reconstituição é realizada por quatro peritos, dois médicos legistas, dois desenhistas, dois fotógrafos. Estão também no local os delegados titular e auxiliar do 9º Distrito Policial (do Carandiru), Calixto Calil Filho e Renata Pontes, que conduzem as investigações, além do promotor do Ministério Público Francisco Cembranelli e da delegada seccional da Zona Norte de São Paulo, Elizabete Sato.

Duração
A previsão inicial divulgada pela polícia era que o trabalho duraria dez horas. Mas como o casal suspeito não participa do procedimento, ele deve terminar antes desse prazo - em cinco horas, segundo previsão da secretaria de Segurança Pública.

Segundo a polícia, a maior parte do procedimento deve ser feita dentro prédio e do apartamento, que fica no 6º andar. Em apenas dois momentos a ação deve acontecer no lado externo. Um deles será no jardim, onde o corpo da menina caiu após ser jogado da janela, e o outro será em um prédio vizinho.

A polícia quer saber se haveria tempo hábil para uma terceira pessoa ter cometido o crime sem ser visto por Alexandre ou Anna Carolina. A perícia revelou que entre o desligamento do aparelho GPS do Ford Ka do casal e a primeira ligação para os bombeiros se passaram 13 minutos e 46 segundos.

Esquema de segurança
Assim como na ocasião em que os dois suspeitos do crime foram prestar depoimento no 9º Distrito Policial, onde as investigações são concentradas, foi montado um esquema de segurança para garantir o trabalho dos peritos, a circulação dos moradores e a movimentação da imprensa.

A Rua Santa Leocádia, onde fica o prédio, está fechada desde o fim da noite de sábado (26). Só é permitida a entrada dos moradores, que foram cadastrados pela polícia, além de jornalistas e policiais.

O espaço aéreo acima do edifício está fechado em um raio de 1,5 km, conforme autorização judicial. Isso porque o barulho dos helicópteros pode comprometer a reconstituição quando forem comparadas as versões de testemunhas que afirmam ter ouvido gritos na noite do crime.

Peritos instalam tela de proteção no quarto de onde Isabella foi atirada
A tela original foi retirada para perícia e não pode mais ser usada.
Policiais deverão fazer corte na tela substituta para reproduzir cena.


Fonte: Juliana Cardilli

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir