Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-04-2008

Ninguém consegue fazer tudo em 8 ou 10 anos, diz Lula
"Seria mesquinharia torcer para quem vier depois de nós fazer um governo pior", disse.
Ninguém consegue fazer tudo em 8 ou 10 anos, diz Lula
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (28) que "ninguém consegue fazer tudo em oito ou dez anos".

"Ninguém consegue fazer tudo em oito, em nove ou dez anos. É preciso que a gente tenha uma quantidade de pessoas que vão assumir os compromissos e cada um faça mais do que o outro", discursou em Guarulhos, na Grande São Paulo, durante cerimônia de assinatura de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O presidente fez a declaração após comentar as obras realizadas durante a gestão do prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), que termina neste ano seu segundo mandato.

Conforme já havia dito mais cedo, em Osasco, quando afirmou esperar que seu sucessor lance um novo PAC, o presidente disse que faltam 32 meses para terminar seu mandato e que espera que o próximo presidente dê continuidade às obras de infra-estrutura.

"Eu só tenho de pedir a Deus todo dia e toda hora para que seja uma pessoa até mais abençoada do que eu e que faça mais do que eu. Que olhe para os pobres mais do que estamos olhando. Seria mesquinharia a gente ficar torcendo para quem vier depois de nós ser pior do que a gente. Porque quem sofre não é quem tá no governo. Quem sofre é o povo pobre desse pais que precisa melhorar de vida. "

O presidente pediu à multidão que o ouvia em um conjunto habitacional construído no processo de urbanização de uma favela que fique "alerta": "Está cheio de gente que só gosta de pobre em época de eleição. Em época de eleição, pobre vira a coisa mais linda do mundo. Agora, nós já aprendemos quem gosta de pobre antes durante e depois da eleição. Não podemos permitir que esse país viva um retrocesso", afirmou.

O presidente Lula também havia afirmado que não se pode trazer para os lançamentos de obras do PAC clima de campanha eleitoral. "As pessoas gritam o nome de um e de outro e isso não é legal no lançamento do PAC. Vocês sabem que temos uma boa relação com a imprensa, que é extremamente democrática (...) Então, a gente não pode dar pretexto para que alguns maus jornalistas possam fazer valer sua tese."

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, aponta que a avaliação positiva do governo atingiu 57,4%, a melhor marca desde a posse do primeiro mandato, em janeiro de 2003. Entre os entrevistado no levantamento, 50,4% também responderam ser favoráveis à possibilidade de um terceiro mandato de Lula.

Em Guarulhos, Lula participou da assinatura de convênios para realização de obras do PAC em dez cidades da região do Alto Tietê, ao lado do prefeito da cidade, Elói Pietá, da ministra do Turismo, Marta Suplicy, e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

O presidente afirmou que há obras do PAC em 5,2 mil cidades do país. O Brasil tem cerca de 5,5 mil municípios.

Terceira pista
Lula afirmou que o governo federal não vai construir a terceira pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos. De acordo com o presidente, a pista não será feita por razões econômicas porque, afirmou, ficaria caro pagar pela desapropriação da áreas.

No entanto, ele prometeu dar andamento a reformas, construção de um terceiro terminal, ampliação da pista e do pátio. O presidente afirmou que obras de reforma foram contestadas pelo TCU e que ele conversou com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o assunto na semana passada.

Ninguém consegue fazer tudo em 8 ou 10 anos, diz Lula
"Seria mesquinharia torcer para quem vier depois de nós fazer um governo pior", disse.
Mais cedo, presidente pediu que se evitasse "clima de campanha" em lançamentos do PAC.


Fonte: Roney Domingos

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir