Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 29-04-2008

Nova técnica contra Aids tranca célula e impede do HIV
Estratégia evita a ativação de células de defesa que o vírus usa para se abrigar
Nova técnica contra Aids tranca célula e impede do HIV
Foto: Reprodução

Cansados de tentar derrotar o vírus da Aids com ataques frontais, pesquisadores americanos decidiram tentar outro caminho: alterar o funcionamento das células humanas que normalmente dão abrigo ao HIV. Ao menos em laboratório, a técnica funcionou bem, trazendo esperanças de um novo e poderoso ingrediente para os coquetéis de drogas usados atualmente contra o vírus.

Os resultados do estudo estão descritos na edição desta semana da revista científica americana "PNAS". A equipe coordenada por Julie A. Readinger, dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, desenvolveu uma forma de "trancar" por dentro as chamadas células T, componentes do sistema de defesa do organismo que acabam dando abrigo ao HIV e permitindo a multiplicação do vírus.

Usando diversas técnicas, Readinger e companhia "desligaram" um sinalizador químico que é crucial para a ativação dessas células. Depois da modificação, eles analisaram como o HIV passava a se comportar em suas tentativas de tomar conta das células.

A estratégia funcionou bastante bem: a proporção de células T infectadas pelo vírus da Aids diminuiu e, mesmo nos casos em que ele conseguiu invadir seu alvo, sua replicação (multiplicação) foi menos acentuada. Ao mesmo tempo, o desempenho geral do sistema de defesa do organismo não foi afetado. Se a estratégia um dia chegar ao mercado, terá a vantagem de não estimular diretamente o aparecimento de vírus resistentes, como acontece com as drogas atualmente usadas contra o HIV.

Nova técnica contra Aids tranca célula e impede do HIV. Estratégia evita a ativação de células de defesa que o vírus usa para se abrigar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir