Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 29-04-2008

Ban Ki-moon pede comedimento em Gaza e critica morte de civi
Palestinos comparecem ao funeral de uma m�e e seus quatro filhos, todos mortos em um ataque do Ex�rcito de Israel � faixa de Gaza
Ban Ki-moon pede comedimento em Gaza e critica morte de civi
Foto: Mohammed Salem/Reuters

NOVA YORK, 28 Abr 2008 (AFP) - O secret�rio-geral das Na��es Unidas, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira que Israel tenha o m�ximo comedimento nas suas opera��es militares na Faixa de Gaza e condenou a morte de civis, al�m de criticar o disparo de m�sseis contra o territ�rio israelense.

"O secret�rio-geral pede que Israel exer�a o m�ximo de cuidado e comedimento e recorda �s For�as Armadas de Defesa de Israel suas responsabilidades de proteger os civis sob as leis humanit�rias internacionais durante suas opera��es militares", diz a declara��o.

O comunicado acrescenta que Ban "condena as perdas das vidas civis hoje (segunda-feira) em Gaza, incluindo as tr�gicas mortes de uma m�e e quatro de seus filhos".

O secret�rio criticou tamb�m os "ataques em curso e os foguetes disparados hoje contra alvos israelenses pelo Hamas" e pediu que os grupos militantes palestinos parem com esses atos terroristas.

Ban enfatizou que as "�reas civis dentro de Gaza n�o deveriam ser usadas como base" para o lan�amento de ataques contra o Estado Hebreu.

Quatro crian�as entre um e cinco anos, sua m�e e um militante palestino morreram nesta segunda-feira em opera��es de Israel na Faixa de Gaza.

O ex�rcito israelense afirmou que essas mortes ocorreram devido a explosivos levados por militantes palestinos.

Ban Ki-moon pede comedimento em Gaza e critica morte de civis

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir