Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2008

Príncipe britânico William fez visita secreta ao Afeganistão
O príncipe William, segundo na linha para o trono britânico, fez uma visita secreta ao Afeganistão para se encontrar com soldados do seu país
Príncipe britânico William fez visita secreta ao Afeganistão
Foto: AP

Por Paul Majendie

LONDRES (Reuters) - O príncipe William, segundo na linha para o trono britânico, fez uma visita secreta ao Afeganistão para se encontrar com soldados do seu país que estão na linha de frente, disse o gabinete dele na terça-feira.

Um porta-voz afirmou que o príncipe, de 25 anos, que foi recentemente formado pela Força Aérea Real (RAF na sigla em inglês) após um treinamento, pilotou um avião de transporte militar em parte da viagem a Kandahar.

Ele passou três horas com funcionários do serviço britânico no local de pouso antes de voltar ao seu país, disse o porta-voz.

A permissão para a viagem confidencial na segunda-feira foi dada pela avó dele, a rainha Elizabeth, e pelo pai, príncipe Charles.

O porta-voz disse: "O propósito da viagem foi para o príncipe se familiarizar com as operações da RAF no local."

Chamando a viagem confidencial de 30 horas de sucesso, ele afirmou: "Não houve nenhum impecilho".

O príncipe pilotou um avião militar de transporte C-17 no qual deixou a base da força aérea no domingo. Ele chegou ao Afeganistão no dia seguinte e voltou para casa via Qatar.

O irmão mais novo de William, Harry, serviu por 10 meses com tropas britânicas na província de Helmand no início do ano.

A viagem foi abruptamente interrompida quando a informação vazou. Isso fez com que chefes militares o retirassem do local por medo com a segurança dele, que seria um grande alvo para ataques do Taliban.

Príncipe britânico William fez visita secreta ao Afeganistão

Fonte: Paul Majendie
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir