Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-04-2008

Disque 100 contra abuso sexual infantil
A partir de maio, 3 milh�es de cart�es telef�nicos v�o ajudar no combate � explora��o sexual infantil no pa�s
Disque 100 contra abuso sexual infantil
Foto: Ag�ncia Brasil

A partir de maio, tr�s milh�es de cart�es telef�nicos v�o ajudar no combate � explora��o sexual infantil no pa�s. Por meio da mensagem "N�o Deixe que uma Crian�a Seja Marcada pela Viol�ncia, Disque 100", a campanha pretende incentivar os usu�rios do sistema de telefonia p�blica a denunciar abusos contra crian�as.

A iniciativa, lan�ada hoje (29) em Bras�lia, � uma parceria entre o Centro de Excel�ncia em Turismo (CET) da Universidade de Bras�lia (UnB), o Minist�rio do Turismo, a Federa��o Nacional de Hot�is, Restaurantes, Bares e Similares e a Brasil Telecom. Os cart�es ser�o vendidos em toda regi�o Centro-Oeste, Sul e tamb�m nos Estados do Acre, Rond�nia e Tocantins.

De acordo com a coordenadora do programa Turismo Sustent�vel e Inf�ncia (TS&I), do Minist�rio do Turismo, Elisabeth Bahia, a expectativa � de que em breve a campanha seja lan�ada em todo o pa�s. De acordo com ela, o cart�o vai ajudar a ampliar o n�mero de den�ncias recebidas pelo Disque 100.

Uma pesquisa realizada pela Brasil Telecom mostra que um cart�o telef�nico fica em m�dia 20 dias com uma pessoa. Para a coordenadora do programa TS&I, isso foi um dos fatores determinantes para fazer a campanha nos cart�es telef�nicos.

"Vamos aumentar o nosso p�blico-alvo. Vamos divulgar o Disque 100 para aqueles com quem geralmente n�o trabalhamos, que s�o os usu�rios de cart�es telef�nicos. Vamos atingir mais pessoas. A responsabilidade social est� acontecendo", disse a coordenadora.

Para a diretora do Centro de Refer�ncia da Crian�a e do Adolescente (Cecria), Neide Castanho, a medida � simples, por�m eficaz. "Essa � um iniciativa muito parecida com a do soro caseiro. � t�o f�cil como eficiente. Uma mensagem expl�cita e compreensiva, que tenha um impacto estruturante, � capaz de mudar condutas. Viol�ncia contra crian�a eu n�o tolero, disco 100", completou.

O Disque Den�ncia Nacional de Abuso e Explora��o Sexual Contra Crian�a e Adolescente, conhecido como Disque 100, funciona desde 1997. � um servi�o de discagem direta e gratuita, dispon�vel para todos os estados brasileiros. De 2003 a novembro de 2007, mais de 49 mil den�ncias foram registradas. Cerca de 28 mil, referentes � explora��o e abusos sexuais contra crian�as.

Cart�es telef�nicos v�o ajudar no combate � explora��o sexual de crian�as

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir