Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-04-2008

Brasil foi considerado país sério, diz Lula
O presidente comentou fato de Brasil ter recebido grau de investimento. "É uma conquista do povo brasileiro", disse o presidente.
Brasil foi considerado país sério, diz Lula
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (30) que o Brasil foi considerado um "país sério" por investidores estrangeiros.

"Nós acabamos de ter a notícia de que o Brasil passou a ser "investment grade". Não sei nem falar direito a palavra, mas se formos traduzir para uma linguagem que todos os brasileiros entendam poderia dizer que o Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida das suas finanças com seriedade e que por isso passamos a ser merecedores de uma confiança internacional que há muito tempo necessitava", disse o presidente.

Nesta quarta, a agência de classificação de risco Standard and Poor"s concedeu ao Brasil o patamar de grau de investimento. A decisão representa uma melhora na recomendação do Brasil, que passa a ser considerado investimento seguro para investidores estrangeiros.

Segundo Lula, não deve haver preocupação de que haja muita entrada de dólar, já que a moeda norte-americana já está desvalorizada frente ao real e pode perder ainda mais valor. "Não é o real que está se valorizando frente ao dólar. É o dólar que está se desvalorizando frente a todas as moedas. Quando saí de Garanhuns, em 1952, jamais imaginei que poderia chegar um dia em que brasileiros iriam ter preocupação da entrada de dólar, porque tudo que ouvi durante grande parte da minha vida era nossa obsessão para que entrasse dolar", disse.

Na opinião do presidente, o Brasil já deveria ter recebido o grau de investimento "há muito tempo". "Recebemos aval de que passamos a ser os donos do nosso próprio nariz em determinarmos a política que achamos conveniente para o Brasil. É uma conquista do povo brasileiro que durante tantos e tantos anos esperou por esse momento. Quis Deus que isso acontecesse quando um presidente de sorte assumiu a Presidência. E Deus queira que nunca mais o Brasil eleja governantes que não tenham sorte."

O presidente participa, em Alagoas, do 7º Fórum dos Governadores do Nordeste.

Brasil foi considerado país sério, diz Lula
O presidente comentou fato de Brasil ter recebido grau de investimento.
"É uma conquista do povo brasileiro", disse o presidente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir