A interdisciplinaridade na perspectiva da Educa��o F�sica tem grande efic�cia, pois conhecimento n�o � s� aprendido, � por�m algo muito maior, ele � sentido...
XAVIER, F�bio Pereira.
O presente estudo pretende esclarecer a import�ncia da Educa��o F�sica no contexto interdisciplinar como componente curricular nas escolas estaduais de ensino fundamental. Foram analisados alguns artigos de TAVARES (1995), e RAMOS (1996); e textos de FAZENDA (1991), e CAPARROZ (1997), que respaldaram a constru��o deste artigo. A partir de an�lise dos artigos e textos mencionados, percebemos que a Educa��o F�sica n�o � legitimada no �mbito social, o que implica em sua utiliza��o como au�ftilio as demais disciplinas na Escola, fugindo radicalmente do seu objetivo que � desenvolver capacidades cognitivas, motoras e afetivas atrav�s da pr�tica pedag�gica do profissional de Educa��o F�sica.
A a��o interdisciplinar � por ess�ncia a intera��o entre professores e aluno, onde por conseq��ncia constr�em o saber, o conhecimento numa a��o m�tua, e o professor tendo seus objetivos pr�-estabelecidos estimula o aluno a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais.
Segundo FAZENDA (1991:83). "Numa sala interdisciplinar, a obriga��o � alternada pela satisfa��o, a arrog�ncia pela humildade, a solid�o pela coopera��o, a especializa��o pela generalidade, o grupo homog�neo pelo heterog�neo, a reprodu��o pelo questionamento do conhecimento". Baseada nesse pensamento as disciplinas que prop�em ao trabalho interdisciplinar devem tamb�m estabelecer rela��es em suas possibilidades e limita��es, focando o conhecimento e sua forma de ser assimilado.
A postura interdisciplinar envolve um modo de conceber o conhecimento, nesse sentido a participa��o � condi��o priorit�ria, pois o saber se d� atrav�s da participa��o � condi��o priorit�ria, pois o saber se d� atrav�s da participa��o e da contribui��o de todas as �reas.
Segundo TAVARES (1995:54) "A interdisciplinaridade entra diretamente na rela��o conte�do/m�todo, ampliando e enriquecendo o ensino da Educa��o F�sica com qualidade na escola de 1a e 2a graus". Ela pressup�e uma postura engajada, participante de comprometimento pessoal.
A interdisciplinaridade na perspectiva da Educa��o F�sica tem grande efic�cia, pois conhecimento n�o � s� aprendido, � por�m algo muito maior, ele � sentido, e a Educa��o possibilita a sensa��o do saber ou deveria possibilitar.
Em rela��o ao papel pedag�gico, a Educa��o F�sica deve atuar como qualquer outra disciplina da escola e n�o desintegra dela. As habilidades motoras seriam desenvolvidas, sem duvida, devem estar claro quais ser�o as conseq��ncias disto do ponto de vista cognitiva, social e afetivo. Sem se tornar uma disciplina auxiliar de outras, a atividade da Educa��o F�sica precisa garantir que de fato, as a��es f�sicas que a crian�a usar� nas atividades escolares e fora da escola possam se estruturar adequadamente.
Os educandos carregam uma grande bagagem cultural, que n�o podem ser descartadas. A partir desses conhecimentos e sua rela��o com os novos conhecimentos e gerado o verdadeiro saber. Da mesma forma a a��o interdisciplinar possibilita ao aluno refletir, analisar e criar alternativas para assimilar dos conte�dos almejados.
A Educa��o F�sica quando aliada a outras disciplinas possibilita interesse e maior compreens�o dos conte�dos abordados. A capoeira, por exemplo, e maior compreens�o dos conte�dos abordados. A capoeira, por exemplo, � um conte�do aplicado nas aulas de educa��o F�sica. Para enriquecer o aprendizado dos alunos. O professor utiliza recursos e estrat�gias comuns a outras disciplinas, relatando a historia da capoeira, os fatores pol�ticos que envolvem os praticantes de capoeira at� os dias atuais, as poesias que mencionam esses fatos, a confec��o de pintura e gravuras, entre outros meios.
Para CUNHA, (1984:11) citado por CAPARROZ, (1997:58), "... A caracter�stica b�sica da Educa��o F�sica � o movimento. E este � o atributo que a diferencia das demais disciplinas. A gin�stica, o jogo, o esporte e a dan�a s�o os seus elementos. Fazer Educa��o F�sica � relacionar o movimento com a intelig�ncia".
Nesta perspectiva a rela��o do ensino e da aprendizagem de qualquer disciplina deve estar bem fundamentada, estrutura e integrada as demais. Percebe-se que o planejamento e o empenho das disciplinas devem ser caracter�sticas de trabalho interdisciplinar, onde o processo de ensino -aprendizagem se torna mais atraente e prazeroso.
� importante ressaltar que para haver um trabalho interdisciplinar todas as disciplinas envolvidas, devem ter seus objetivos definidos, para n�o perder caracter�sticas b�sicas de sua �rea e o profissional de Educa��o F�sica ainda ser visto como "amparo" para as demais mat�rias, quando na verdade a Educa��o F�sica possui em sua ess�ncia grande import�ncia curricular e social na forma��o do cidad�o.
Fonte: O Autor
|