Categoria Educação  Noticia Atualizada em 01-05-2008

A EDUCAÇíO FÍSICA COMO COMPONENTE INTERDISCIPLINAR
A interdisciplinaridade na perspectiva da Educação Física tem grande eficácia, pois conhecimento não é só aprendido, é porém algo muito maior, ele é sentido...
A EDUCAÇíO FÍSICA COMO COMPONENTE INTERDISCIPLINAR

XAVIER, Fábio Pereira.
O presente estudo pretende esclarecer a importância da Educação Física no contexto interdisciplinar como componente curricular nas escolas estaduais de ensino fundamental. Foram analisados alguns artigos de TAVARES (1995), e RAMOS (1996); e textos de FAZENDA (1991), e CAPARROZ (1997), que respaldaram a construção deste artigo. A partir de análise dos artigos e textos mencionados, percebemos que a Educação Física não é legitimada no âmbito social, o que implica em sua utilização como auâftilio as demais disciplinas na Escola, fugindo radicalmente do seu objetivo que é desenvolver capacidades cognitivas, motoras e afetivas através da prática pedagógica do profissional de Educação Física.

A ação interdisciplinar é por essência a interação entre professores e aluno, onde por conseqüência constróem o saber, o conhecimento numa ação mútua, e o professor tendo seus objetivos pré-estabelecidos estimula o aluno a desenvolver suas capacidades cognitivas, afetivas e sociais.

Segundo FAZENDA (1991:83). "Numa sala interdisciplinar, a obrigação é alternada pela satisfação, a arrogância pela humildade, a solidão pela cooperação, a especialização pela generalidade, o grupo homogêneo pelo heterogêneo, a reprodução pelo questionamento do conhecimento". Baseada nesse pensamento as disciplinas que propõem ao trabalho interdisciplinar devem também estabelecer relações em suas possibilidades e limitações, focando o conhecimento e sua forma de ser assimilado.

A postura interdisciplinar envolve um modo de conceber o conhecimento, nesse sentido a participação é condição prioritária, pois o saber se dá através da participação é condição prioritária, pois o saber se dá através da participação e da contribuição de todas as áreas.

Segundo TAVARES (1995:54) "A interdisciplinaridade entra diretamente na relação conteúdo/método, ampliando e enriquecendo o ensino da Educação Física com qualidade na escola de 1a e 2a graus". Ela pressupõe uma postura engajada, participante de comprometimento pessoal.

A interdisciplinaridade na perspectiva da Educação Física tem grande eficácia, pois conhecimento não é só aprendido, é porém algo muito maior, ele é sentido, e a Educação possibilita a sensação do saber ou deveria possibilitar.

Em relação ao papel pedagógico, a Educação Física deve atuar como qualquer outra disciplina da escola e não desintegra dela. As habilidades motoras seriam desenvolvidas, sem duvida, devem estar claro quais serão as conseqüências disto do ponto de vista cognitiva, social e afetivo. Sem se tornar uma disciplina auxiliar de outras, a atividade da Educação Física precisa garantir que de fato, as ações físicas que a criança usará nas atividades escolares e fora da escola possam se estruturar adequadamente.

Os educandos carregam uma grande bagagem cultural, que não podem ser descartadas. A partir desses conhecimentos e sua relação com os novos conhecimentos e gerado o verdadeiro saber. Da mesma forma a ação interdisciplinar possibilita ao aluno refletir, analisar e criar alternativas para assimilar dos conteúdos almejados.

A Educação Física quando aliada a outras disciplinas possibilita interesse e maior compreensão dos conteúdos abordados. A capoeira, por exemplo, e maior compreensão dos conteúdos abordados. A capoeira, por exemplo, é um conteúdo aplicado nas aulas de educação Física. Para enriquecer o aprendizado dos alunos. O professor utiliza recursos e estratégias comuns a outras disciplinas, relatando a historia da capoeira, os fatores políticos que envolvem os praticantes de capoeira até os dias atuais, as poesias que mencionam esses fatos, a confecção de pintura e gravuras, entre outros meios.
Para CUNHA, (1984:11) citado por CAPARROZ, (1997:58), "... A característica básica da Educação Física é o movimento. E este é o atributo que a diferencia das demais disciplinas. A ginástica, o jogo, o esporte e a dança são os seus elementos. Fazer Educação Física é relacionar o movimento com a inteligência".

Nesta perspectiva a relação do ensino e da aprendizagem de qualquer disciplina deve estar bem fundamentada, estrutura e integrada as demais. Percebe-se que o planejamento e o empenho das disciplinas devem ser características de trabalho interdisciplinar, onde o processo de ensino -aprendizagem se torna mais atraente e prazeroso.

É importante ressaltar que para haver um trabalho interdisciplinar todas as disciplinas envolvidas, devem ter seus objetivos definidos, para não perder características básicas de sua área e o profissional de Educação Física ainda ser visto como "amparo" para as demais matérias, quando na verdade a Educação Física possui em sua essência grande importância curricular e social na formação do cidadão.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Fabio Pereira Xavier     |      Imprimir