Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 02-05-2008

Escolas de Curitiba ganham cartilhas de combate à dengue
Livreto de 16 páginas tem o objetivo de orientar crianças e familiares
Escolas de Curitiba ganham cartilhas de combate à dengue
Foto: Orlando Kissner/SMCS

Uma cartilha com informações sobre ações de combate à dengue foi lançada em Curitiba nesta semana. Os livretos, que têm 16 páginas e são chamados "Curitiba sem Dengue: Agentes Mirins em Ação!", devem ser distribuídos entre os 140 mil estudantes da rede municipal de ensino.

O material é composto por textos, figuras e sugestões de atividades que orientam alunos e familiares sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. "É uma mescla de conteúdos pedagógicos e informações científicas apresentadas de forma criativa e que proporcionam a interação entre as crianças e seus familiares", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Com a cartilha, as escolas reforçarão as atividades que, desde fevereiro deste ano, são desenvolvidas com o objetivo de prevenir doenças relacionadas ao desequilíbrio do meio ambiente. "Para acabar com a dengue, é preciso que haja a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Precisamos do envolvimento e a mobilização de toda a comunidade", disse Eleonora.

Lançamento
Na Escola Municipal Cecília Westphallen, escolhida para o lançamento do livreto, que aconteceu na quarta-feira (30), os 578 estudantes, das turmas de pré-escola, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, já têm informações sobre o assunto. Os sintomas da doença, a forma de contágio e medidas para evitar a proliferação do mosquito causador são discutidos e aprendidos em atividades como pesquisa, produção de textos e poesias e apresentação de teatro.

Segundo a prefeitura, o próximo passo no combate à doença será a confecção de folhetos e roteiro para que os estudantes de 5ª a 8ª séries façam pesquisa sobre criadouros da dengue.

Registros
De janeiro até a semana passada, a Secretaria de Saúde do Paraná registrou 240 casos da doença. No mesmo período do ano passado, foram 15.600 pacientes.

Escolas de Curitiba ganham cartilhas de combate à dengue. Livreto de 16 páginas tem o objetivo de orientar crianças e familiares.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir