Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-05-2008

Hong Kong celebra tocha, mas tem protestos
Espectadores debaixo de guarda-chuvas aguardam a passagem da tocha ol�mpicia em Hong Kong
Hong Kong celebra tocha, mas tem protestos
Foto: Reuters

A tocha ol�mpica passou na sexta-feira por Hong Kong, num festivo regresso � China ap�s uma turbulenta turn� mundial. Mesmo assim, houve confrontos entre a multid�o nacionalista e alguns manifestantes, e oito ativistas chegaram a ser detidos.

A seguran�a em torno da tocha foi r�gida, �s vezes com at� 16 guardas chineses com agasalhos esportivos e policiais em motos escoltando os atletas que a carregavam. Com as ruas fechadas, a multid�o foi mantida afastada e se acotovelava para conseguir ver o evento.

A chama simb�lica foi levada a p�, a remo, a cavalo e tamb�m num iate, atrav�s da famosa ba�a local.

Os manifestantes ficaram isolados em cercados, o que n�o impediu eventuais confus�es. Eles exigiam que o regime chin�s honrasse a promessa de melhorar os direitos humanos, feitas quando Pequim recebeu o direito de organizar a Olimp�ada de 2008.

No come�o do dia, simpatizantes do evento cercaram e xingaram um pequeno grupo de manifestantes que agitava uma bandeira do Tibet e reivindicava liberdade religiosa. A pol�cia tentou impedir que eles hasteassem a bandeira e levou oito ativistas para um cambur�o, junto com um chin�s que tentara arrancar a bandeira deles. As autoridades disseram que o grupo foi detido para sua pr�pria seguran�a, e liberado em seguida.

"Foi um truque muito sujo, porque acho que foi uma decis�o pol�tica nos retirar dez minutos antes de a tocha chegar aqui", disse a manifestante Christina Chan � Reuters.

Em outro incidente, um idoso solit�rio, que segurava um cartaz incentivando o di�logo da China com o Dalai Lama, l�der espiritual tibetano no ex�lio, foi cercado por transeuntes que rasgaram suas roupas e o chamaram de traidor.

"Eu s� estava expressando minha opini�o. Que direito eles t�m de me tratar assim? Eles s�o incivilizados", queixou-se posteriormente o taxista Ng Pun-tuk, de 72 anos.

Hong Kong, ex-col�nia brit�nica, pertence � China, mas goza de autonomia pol�tica e econ�mica em rela��o ao regime comunista. O governo local foi criticado por ter adotado medidas excepcionais, como impedir a entrada de tr�s militantes pr�-Tibet e de um artista dinamarqu�s engajado, entre outros.

A multid�o nacionalista tamb�m tentou impedir o avan�o da passeata de um grupo que realiza manifesta��es anuais para lembrar a repress�o aos protestos de 1989 na pra�a da Paz Celestial.

Em outros pontos do territ�rio, universit�rios agitavam bandeiras chinesas diante de cartazes de manifestantes e cantavam o hino nacional para abafar os gritos por democracia.

"Estamos aqui pacificamente expressando nossos ideais, que amamos a China e a p�tria", disse o estudante Yu Xiang.

Agora, a expectativa � de menos protestos no percurso da tocha pela China, exceto talvez na etapa tibetana, em meados de junho. A tocha ser� usada para acender a chama ol�mpica na cerim�nia de abertura dos Jogos, em 8 de agosto.

A pr�xima etapa do percurso ser� Macau, ex-col�nia portuguesa, hoje tamb�m um territ�rio aut�nomo, que recebe muitos visitantes por causa de seus cassinos.

Um "clone" da tocha espera o tempo melhorar para ser levada at� o topo do monte Everest, na fronteira entre Tibete e Nepal.

Hong Kong celebra tocha, mas tem protestos

Fonte: James Pomfret
http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir