Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-05-2008

IML de Manaus confirma 17 mortes em naufrágio no AM
Buscas foram retomadas às 6h locais com mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
IML de Manaus confirma 17 mortes em naufrágio no AM
Foto: www.g1.com.br

O Instituto de Medicina Legal (IML) de Manaus (AM) confirmou, na manhã desta segunda-feira (5), a morte de 17 pessoas no naufrágio da embarcação "Comandante Sales", que ocorreu neste domingo (4), no Rio Solimões. A assessoria da Marinha informou que o trabalho de buscas na região de Manacapuru (AM), a cerca de 80 quilômetros de Manaus, recomeçou às 6h (horário local).



Ainda segundo o IML, os corpos de 14 vítimas já foram reconhecidos e liberados para familiares. Apenas uma mulher e os dois corpos que chegaram ao instituto na manhã desta segunda-feira ainda não foram reconhecidos.

Neste domingo, o Comando do 9º Distrito Naval da Marinha divulgou nota informando que a embarcação não "tem inscrição na Capitania dos Portos".

Segundo a Marinha, o barco "foi abordado pela equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos no dia 19 de janeiro, em Manacapuru, tendo sido apreendido por não possuir a documentação exigida, além de estar navegando sem tripulação habilitada".



"Naturalmente, esta embarcação não deveria estar em operação na ocasião do acidente, por estar apreendida. Na ocasião, conforme preconiza uma Norma da Autoridade Marítima, o proprietário foi instado a comparecer à Capitania dos Portos em Manaus, a fim de apresentar sua defesa prévia e a documentação necessária para regularizar a situação da referida embarcação, o que não ocorreu até a presente data", diz a nota.



As informações iniciais apontam que a embarcação estava se deslocando para Manacapuru após uma festa na localidade de Lago Pesqueiro. A Marinha informou que cerca de 110 pessoas estavam à bordo do "Comandante Sales".

O 9º Distrito Naval destacou ainda que a Capitania dos Portos enviou uma embarcação para prestar o apoio inicial. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas conseguiram nadar até a margem do rio, mas não há informações sobre o número de sobreviventes.

IML de Manaus confirma 17 mortes em naufrágio no AM
Buscas foram retomadas às 6h locais com mergulhadores do Corpo de Bombeiros.
Segundo a Marinha do Brasil, pelo menos 110 pessoas estavam na embarcação.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir