Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-05-2008

Se algum posto estiver aumentando, pessoas podem denunciar
Presidente disse nesta segunda (5) que a popula��o deve ficar atenta aos pre�os.
Se algum posto estiver aumentando, pessoas podem denunciar
Foto: www.g1.com.br

O presidente Luiz In�cio Lula da Silva incentivou nesta segunda-feira (5) a popula��o a fazer den�ncias se achar pre�os reajustados nas bombas de gasolina dos postos de combust�veis.

"� importante as pessoas ficarem atentas. A gasolina n�o aumenta nada no posto. Se algum posto estiver aumentando, as pessoas podem denunciar porque n�o aumenta nada e o �leo diesel aumenta 8,8%", disse Lula em seu programa de r�dio semanal "Caf� com o Presidente".

O reajuste de 10% da gasolina e 15% no �leo diesel, feito pela Petrobras na venda para as refinarias, foi chamado de "medida inteligente" pelo presidente Lula.

"Eu acho que foi uma medida, eu diria, inteligente da equipe econ�mica, porque era preciso fazer um reajuste para a Petrobr�s, porque ela est� j� h� algum tempo sem reajustar, mas n�s n�o queremos que esse aumento tenha um efeito na infla��o. Por isso, � que foi feito um jogo combinado: o aumento com desconto na CIDE e isso diminui o efeito do aumento", disse o presidente.
O "jogo combinado" � a redu��o de 0,10 centavos da Contribui��o de Interven��o do Dom�nio Econ�mico (CIDE), tributo incidente sobre a comercializa��o de combust�veis.

Como denunciar
O Minist�rio da Fazenda informou que den�ncias sobre aumento excessivo nos pre�os da gasolina podem ser feitas por meio de tr�s canais. Um deles � a ouvidoria do minist�rio. Para isso � preciso entrar no link Fale Conosco do site. � necess�rio ter em m�os CNPJ, raz�o social e endere�o do posto.

� poss�vel ainda denunciar � Secretaria de Acompanhamento Econ�mico (Seae), ligada ao Minist�rio da Fazenda, por meio do site do �rg�o.

Outra forma de denunciar � no Departamento de Prote��o e Defesa Econ�mica (DPDE) da Secretaria de Direito Econ�mico (SDE), ligada ao Minist�rio da Justi�a. Basta acessar o link Clique Den�ncia e ter em m�os a raz�o social do posto.

Grau de investimento
Sobre a recente obten��o do grau de investimento pela ag�ncia de classifica��o de risco Standard and Poor�s, o presidente Lula disse ainda esperar que os investidores estrangeiros direcionem capitais para "produzir biodiesel".

"O que n�s esperamos � que os investidores estrangeiros invistam mais na ind�stria, invistam mais em parcerias com brasileiros para produzir �lcool, para produzir biodiesel, que se invista mais na ind�stria brasileira para que ela possa crescer mais", declarou.

Lula atribuiu a obten��o do grau a uma "pol�tica dura na �rea fiscal" de seu governo, que s� foi poss�vel, segundo ele, com "um arrocho muito grande".

"Foi um trabalho imenso, fizemos um ajuste fiscal delicad�ssimo e eu s� pude fazer porque eu troquei o capital pol�tico de quem ganha uma elei��o por fazer uma pol�tica dura na �rea fiscal. Conseguimos com um arrocho muito grande controlar a economia brasileira, reduzir a infla��o, aumentar nossas reservas, aumentar nossas exporta��es", afirmou.

"Se algum posto estiver aumentando, pessoas podem denunciar", diz Lula
Presidente disse nesta segunda (5) que a popula��o deve ficar atenta aos pre�os.
Com grau de investimento, Lula declarou esperar investimentos na ind�stria.

Fonte: Daniel Haidar

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir