Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-05-2008

GENTILZAS
"Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum". Benjamim Franklin
GENTILZAS
Foto: http://tzatziki.files.wordpress.com

Vinte anos se passaram. É isso mesmo, há vinte anos eu começava a trabalhar "fora". Meu primeiro emprego, Office-boy em um escritório de contabilidade. Nessa jornada aprendi algumas coisas que considero de grande importância.

Percebi que para evitar desgastes emocionais e maiores constrangimentos no ambiente de trabalho, precisamos ser mais gentis. Muitas vezes, basta uma postura diferente da nossa parte para mudar completamente o desenrolar de algumas situações.

Eu percebi que quando discordamos do comportamento dos outros e os recriminamos, sem ao menos fazer uma análise dos fatos temos conosco que estamos agindo corretamente. Agindo dessa forma, saímos criticando e fazendo constatações às vezes errôneas e que podem gerar desavenças, além de mágoas e mal-entendidos.

Tenho procurado fazer justamente o contrário. Buscado nas desavenças oportunidades necessárias para melhorar e evoluir. E o primeiro passo para conseguir isso é utilizar algo que deveria fazer parte de todo ser humano: a gentileza.

Nossas ações revelam quem realmente somos: Ser gentil é uma ESCOLHA do indivíduo, pois tem a ver com as crenças e os valores que ele alimenta diariamente, ou seja, a gentileza é um exercício diário e uma escolha sua.

E costuma ser nas situações mais difíceis que a gentileza é ainda mais essencial. Nesses momentos, em que as pessoas podem ficar bastante exaltadas, uma reação gentil sua pode desarmar completamente o outro. E isso, além de já melhorar o clima, pode ajudar você a resolver a situação com mais tranqüilidade.

É claro que não estou dizendo que é fácil agir sempre assim, mas você pode começar a se policiar para colocar em prática sua gentileza. Use e abuse de ferramentas que possam ajudá-lo a fazer essa escolha. Eis algumas que tenho usado: leitura, música, banho de mar, psicoterapia, respiração profunda....

Pode apostar que ser gentil, além de fazer você se sentir melhor, ajudará a resolver e até evitar muitos problemas em seu ambiente de trabalho e até em sua vida.

Gentileza sempre!

    Fonte: O Autor
 
Por:  Cléber Lopes     |      Imprimir