Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 06-05-2008

Ciclone matou pelo menos 15 mil pessoas em Mianmar
Somente no povoado Bogalay j� foram registradas 10 mil mortes
Ciclone matou pelo menos 15 mil pessoas em Mianmar
Foto: Reprodu��o

Pelo menos 15 mil pessoas morreram na passagem de um ciclone em Mianmar, segundo o Ministro do Exterior, Nyan Win. Somente no povoado de Bogalay, 10 mil morreram. Trata-se do pior ciclone a atingir a �sia desde 1991, quando 143 mil morreram em Bangladesh.

A passagem do ciclone "Nargis", no ultimo s�bado, causou a queda de alguns pr�dios do centro de Yangun e deixou Mianmar incomunic�vel com o exterior devido a avarias no sistema de telecomunica��es. Ag�ncias de ajuda disseram que centenas de milhares de pessoas est�o desabrigadas e sem �gua no pa�s governado por uma junta militar.

Os pre�os de alimentos e combust�veis dispararam em Yangun nesta segunda-feira, e as ag�ncias de ajuda humanit�ria t�m dificuldades para entregar suprimentos de emerg�ncia e chegar �s �reas mais atingidas pelo ciclone.

A junta militar, que governa o pa�s h� 46 anos e n�o conta com a simpatia do Ocidente, n�o fez um pedido de ajuda desde a tempestade de categoria 3, cujos ventos chegaram a 190 km/h.

Em Yangun, mesmo os pr�dios mais resistentes tiveram seus tetos arrancados, o que indica que os danos foram severos nas periferias da cidade de 5 milh�es de habitantes, onde predominam as choupanas.

Michael Antera, chefe do departamento de desastres da Cruz Vermelha Internacional, disse que os estoques de suprimentos de emerg�ncia est�o sendo distribu�dos em Mianmar, mas eles v�o precisar de mais.

Funcion�rios de entidades assistenciais estrangeiras, cujos movimentos s�o controlados pela junta militar no governo, n�o conseguiram chegar �s �reas mais pobres para avaliar o impacto.

Apesar da destrui��o provocada pelo "Nargis", a junta militar que governa o pa�s anunciou que manter�, como previsto, para o pr�ximo s�bado um pol�mico referendo constitucional, que segundo os opositores tem como objetivo refor�ar o poder dos generais.

Ciclone matou pelo menos 15 mil pessoas em Mianmar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir