Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2008

Caviar pantaneiro pode ser nova fonte de renda de pescadores
Pesquisadores avaliam ovas de cascudo, comum nas �reas alagadas do Rio Paraguai
Caviar pantaneiro pode ser nova fonte de renda de pescadores
Foto: Reprodu��o

Pesquisadores da Embrapa Pantanal, em Mato Grosso do Sul, est�o estudando uma nova fonte de renda para os pescadores. � o caviar pantaneiro, produzido das ovas do peixe cascudo, muito comum nas �reas alagadas do Rio Paraguai.

O cascudo � um peixe de �gua doce encontrado apenas na Am�rica do Sul. Pode chegar a at� 30 cent�metros de comprimento. Para os pescadores profissionais, o peixe s� serve como isca. A pesquisa quer provar que � poss�vel ter uma nova fonte de renda.

"Tem o potencial de fazer um caviar com uma qualidade muito boa. E quanto maior o ovo, maior � o pre�o do caviar. Ent�o, o pre�o do cascudo pode ser muito alto e pode ser uma excelente fonte de renda para o pescador", explicou a bi�loga Emiko Resende.

Nos dias de trabalho, a equipe de pesquisadores sai logo cedo em busca dos peixes. Depois de fazer o reconhecimento biol�gico das esp�cies, a pr�xima etapa, j� no laborat�rio, � o processamento das ovas do cascudo para fazer o caviar. Os estudos come�aram h� quatro meses e devem continuar por mais dois meses.

Depois, a id�ia dever� ser levada para os comerciantes e donos de restaurantes. Por enquanto, a degusta��o tamb�m faz parte da pesquisa interna.

Caviar pantaneiro pode ser nova fonte de renda de pescadores. Pesquisadores avaliam ovas de cascudo, comum nas �reas alagadas do Rio Paraguai.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir