Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-05-2008

PSDB indica nome de Alckmin como pré-candidato
Anúncio foi feito durante reunião do diretório municipal no centro de São Paulo. Discursos pró e contra candidatura própria marcaram encontro
PSDB indica nome de Alckmin como pré-candidato
Foto: Nilton Fukuda / Agência Estado

O presidente do diretório municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo, anunciou nesta segunda-feira (5) que o ex-governador Geraldo Alckmin será levado à convenção municipal do PSDB marcada para junho que vai decidir o candidato do partido à prefeitura municipal.

"Comunico a todos vocês que a executiva do diretório municipal do PSDB, cumprindo os seus compromissos, e respeitando a vontade manifesta da militância e das bases partidárias, vai levar à convenção municipal do PSDB o nome de Geraldo Alckmin", disse o presidente do diretório municipal do PSDB.

A decisão pelo nome de Alckmin para pré-candidato à prefeitura de São Paulo foi por aclamação e desagradou a bancada do PSDB na Câmara Municipal e também o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman. Parte do PSDB defende ainda candidatura única e apoio do partido à reeleição do prefeito Gilberto Kassab.

Os vereadores realizaram reunião duas horas antes do encontro no diretório municipal para anunciar que continuam dispostos a levar à convenção partidária, a ser realizada em junho, a tese de candidatura única, com manutenção da aliança entre o PSDB e o Democratas e a proposta de lançamento da candidatura de Geraldo Alckmin a governador apenas em 2010.

Reforçando a ação dos vereadores,o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, protocolou representação também à tarde no diretório municipal para reivindicar que a reunião da noite desta segunda-feira (5) fosse limitada a discutir propostas, sem deliberar a respeito da pré-candidatura de Alckmin. Feldman, que deixou a reunião logo após o anúncio do pré-candidato, havia dito a representação pode ser instrumento de futuro recurso à Justiça.

Democracia
Reis Lobo disse que a escolha do nome de Alckmin obedeceu a um amplo processo de consulta às bases do partido e a uma resolução do diretório nacional do PSDB (1, de 2008). Ele acrescenta que a reunião que referendou Alckmin foi aprovada por 15 integrantes da executiva do partido que se reuniram na segunda-feira (28).

De acordo com ele, houve apenas dois ausentes a esta reunião: o líder da bancada do PSDB na Câmara, Gilberto Natalini e o também vereador Adolfo Quintas. Os dois defendem a aliança com os democratas. "Houve votação na executiva no sentido de que deveríamos convocar o diretório e a executiva apoiaria a decisão que nós tomássemos", disse Lobo.

O presidente do PSDB recomendou aos 11 vereadores tucanos e ao secretário municipal de Esportes Walter Feldman, que se opuseram ao resultado da reunião, que leiam a resolução do diretório nacional do PSDB que diz expressamente que cabe à executiva do partido submeter à convenção o nome do candidato a prefeito.

Discursos pró e contra candidatura própria marcaram encontro da executiva municipal do PSDB. Assim que foi decidido o lançamento de seu nome, o governador chegou ao local da reunião no centro de São Paulo às 22h30.

Em entrevista coletiva, o ex-governador reagiu aos vereadores e secretários municipais tucanos que, em vez de apoiar sua candidatura, defenderam a manutenção da aliança com o Democratas. "É preciso respeitar a maioria", afirmou, pouco antes de enumerar os diretórios zonais que o apoiaram.

Alckmin, no entanto, pregou o diálogo com a parte insatisfeita do PSDB para aplainar as diferenças antes da convenção municipal que vai definir oficialmente a candidatura própria tucana. "Vai estar todo mundo unido, não tenho a menor dúvida", afirmou.

O ex-governador disse que não teme ser abandonado pelo partido e nem prevê que o lançamento de duas candidaturas com o mesmo perfil provoque problemas de financiamento para sua chapa. "Pretendo fazer uma campanha franciscana", disse.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir