Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-05-2008

VI CONFABANI
Terminará no próximo dia 31 de maioas inscrições para o VI CONFABANI
VI CONFABANI
Foto: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim

A Prefeitura Municipal de Itapemirim estará realizando nos dias 21 e 22 de junho, na Praça Domingos José Martins, a sexta edição do Confabani – Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas. Corporações Musicais interessadas em participar do festival têm até o próximo dia 31 de maio para se inscreverem através do telefone (28) 3529-6656, ou do e-mail [email protected], ou ainda consulta por meio do site www.itapemirim.es.gov.br, onde consta também o regulamento do evento.

O evento terá início no dia 21, sábado, a partir das 14h com a participação especial das Fanfarras Mirins Municipal "Luciano Leal da Cunha" (Escola Municipal de Ensino Fundamental "Anacleto Jacinto Ribeiro"); "José Veiga da Silva" (EMEF "Elvira Meale"); Corporação Musical "Antonio Hautequestt Filho" (EMEF "Narciso Araújo") e da Banda Marcial "Leopoldino Rocha" (EEEFM Leopoldino Rocha").

A expectativa para esta realização, segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura, é a participação de aproximadamente quarenta equipes, entre elas bandas marciais e fanfarras, o que deverá reunir cerca de três mil pessoas vindas de vários estados brasileiros. Segundo a Confederação Nacional de Fanfarras e Bandas, o Confabani encontra-se em quarto lugar no ranking nacional, sendo o maior evento do gênero no Espírito Santo.

Uma equipe técnica de jurados da FFABERJ - Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro julgará, entre outros quesitos, repertório, harmonia, melodia, ritmo, interpretação, articulação, dinâmica e afinação. Também serão observados e analisados o desempenho das balizas e balizadores, bem como a linha de frente e a coreografia.
No sábado se apresentarão, a partir das 15h, banda musical de marcha ou de apresentação; fanfarra simples tradicional e fanfarra com gatilho, já no domingo, a partir das 09h, se apresentam: fanfarra com pisto e patilho; banda de tambores; bandas marcial A e B.
Quanto à premiação, farão jus ao recebimento as corporações musicais que ficarem em 1º, 2ºe 3º lugares em cada categoria técnica, com troféus e certificados ofertados pela Prefeitura Municipal de Itapemirim.

Os corpos coreográficos, regentes, mor e balizas terão julgamento à parte, segundo critérios estipulados em Regulamento, e premiação específica compreendendo troféus e certificados para os dois primeiros classificados de cada categoria técnica e por faixa etária, tanto para corpo coreográfico, quanto regente, mor e baliza.

Ainda haverá um troféu de Campeã Geral para a corporação musical que obtiver o maior número de pontos na classificação geral. A campeã geral somente será conhecida no último dia do evento e após o término do mesmo. Haverá também troféu transitório por categoria técnica musical e troféu Disciplina Geral.

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir