Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 07-05-2008

Flu vence o Nacional e está nas quartas
Tricolor faz sua pior apresentação no ano, mas se classifica para a próxima fase da Libertadores com a vitória de 1 a 0 sobre os colombianos
Flu vence o Nacional e está nas quartas
Foto: http://globoesporte.globo.com

O Fluminense venceu o Atlético Nacional, de Medellín, por 1 a 0 na noite desta terça-feira, no Maracanã, e garantiu a vaga nas quartas-de-final da Libertadores pela primeira vez em sua história. O gol do Tricolor, que na próxima fase enfrentará o vencedor do confronto entre São Paulo e Nacional-URU, que nesta quarta se enfrentam no Morumbi, foi marcado pelo zagueiro Roger, aos sete minutos do segundo tempo.

O Fluminense entrou em campo com uma nova formação. O técnico Renato Gaúcho, insatisfeito com o desempenho do time em Medellín, sacou Arouca para a volta do atacante Dodô, e escalou o volante Ygor como terceiro zagueiro, desta vez pela direita. Luiz Alberto ficou centralizado e Roger jogou pela esquerda, liberando Junior César para o ataque.

Se a intenção foi das melhores, o resultado, não. Apesar de apoiado pela torcida, o time errava passes em demasia e não oferecia perigo ao goleiro Barahona. A primeira chance saiu dos pés de Dodô, que aos sete minutos chutou forte, mas prensado, e a bola saiu pela linha de fundo. Somente aos 20 minutos o Fluminense ofereceu real perigo ao goleiro colombiano. Conca rolou para Washington, que soltou a bomba, mas Barahona salvou o que seria o gol tricolor.

Sem acertar praticamente nada, aos 35 minutos a torcida começou a vaiar o time e pedir raça, Mas o que faltava à equipe desta vez não era empenho, mas organização e capricho nos passes. Se com o apoio, já estava ruim, sem ele ficou pior, e o time cedeu a primeira grande chance ao Nacional. Washington perdeu a bola no meio, e Arrue chutou em cima de Luiz Alberto. No rebote, Muñoz encheu o pé, mas foi a vez de Fernando Henrique salvar o Tricolor.

Percebendo que as vaias de nada adiantariam, a torcida voltou a apoiar e pedir a bênção a João de Deus, seu tradicional cântico. O time, então, reagiu e quase chegou ao gol aos 40 minutos, numa falta cobrada pela direita por Thiago Neves que Cícero cabeceou para fora. Mas nos últimos cinco minutos, os erros voltaram a se suceder e o time foi para o vestiário sob novas vaias da torcida.

O segundo tempo começou num ritmo bastante parecido com o do primeiro, com o time errando ainda muitos passes. Sorte do Tricolor que o técnico Renato Gaúcho conta com um jogador iluminado em seu elenco. Aos sete minutos, o zagueiro Roger, responsável direto por ter feito com que o Fluminense estivesse em campo nesta terça, ao marcar o gol do título da Copa do Brasil - e que completava seu centésimo jogo com a camisa tricolor –, escorou cruzamento de Thiago Neves e mandou para o fundo da rede, para alívio e festa da torcida.

O gol deu mais tranqüilidade ao Fluminense, mas nem assim o time passou a jogar como a torcida esperava. Tanto que, aos 21, Renato Gaúcho tirou Thiago Neves para colocar Maurício. O camisa 10 tricolor saiu de campo vaiado, para protesto do treinador, que queria palmas para o jogador e reclamou com os torcedores.

Dois minutos depois, Washington, que estava há seis jogos sem marcar gols, perdeu mais um para sua coleção, após uma rara boa jogada do ataque tricolor. Não demorou para Renato sacar o atacante e colocar Tartá. E Washington, assim como Thiago Neves, deixou o campo vaiado, mas em menor intensidade que o camisa 10.

Logo após a saída de Washington, o Nacional quase empatou num chute de Muñoz que Fernando Henrique salvou com os pés. Renato, então, fez sua terceira alteração, tirando Gabriel para colocar Carlinhos. E o Flu quase marcou o segundo, com Conca, que chutou da entrada da área e o goleiro Barahona por pouco não aceitou.

No fim, entre muitos erros e raros acertos, o Tricolor conseguiu a classificação, mas só quem saiu de campo aplaudido foi o Roger, não só pelo gol, mas pelo espírito de luta mostrado durante toda a partida.

Ficha do jogo

FLUMINENSE 1 x 0 NACIONAL-COL
Fernando Henrique, Gabriel (Carlinhos), Luiz Alberto, Roger e Junior Cesar; Ygor, Cícero, Conca e Thiago Neves (Maurício); Dodô e Washington (Tartá)
Técnico: Renato Gaúcho

Barahona, Zúniga (Córdoba), Mendoza, Moreno e Vélez; Córdoba, Martínez (Toro), Amaya Martel (Murillo) e Arrué; Villagra e Muñoz
Técnico: Oscar Quintabani

Gol: Roger, aos sete minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Moreno (NAC) Cartão vermelho: Público: 31.700 pagantes. Renda: R$ 642.948,00

Estádio: Maracanã. Data: 06/05/2008.
Árbitro: Victor Rivera (PER)
Auxiliares: Luís Ávila (PER) e César Escano (PER)

Flu vence o Nacional e está nas quartas
Tricolor faz sua pior apresentação no ano, mas se classifica para a próxima fase da Libertadores com a vitória de 1 a 0 sobre os colombianos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir