Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-05-2008

China lança plano nacional de combate a febre aftosa humana
Crianças são observadas em escola de Heifei, na China; epidemia de febre aftosa humana atingiu a região leste do país
China lança plano nacional de combate a febre aftosa humana
Foto: AFP

O número de crianças com febre aftosa humana chegou hoje aos 15.799 casos e a doença já matou 28, num surto que se espalhou pelo país e levou o governo a acionar um plano nacional de combate à doença.

Segundo a agência estatal de notícias Nova China, o Ministério chinês da Saúde ordenou nesta terça-feira a todas as províncias que tenham um plano de luta contra o vírus da febre aftosa que contaminou milhares de crianças e cujo número de vítimas mortais aumentou hoje para 28.

Até agora, foram registrados 15.799 casos de contaminação na China e o vírus já se espalhou a quase todas as províncias chinesas, chegando às principais cidades, como Xangai e Pequim, que recebe os Jogos Olímpicos (JO) em agosto.

Segundo a Nova China, Chen Zhu, ministro da Saúde, explicou durante uma conferência sobre a prevenção e combate à doença, que o plano do governo prevê o fechamento durante duas a três semanas das escolas infantis onde se verifiquem um ou dois casos de febre aftosa.

Chen apelou ainda ao corpo médio do país, à redução do número de atividades em grandes grupos e às precauções para evitar que a doença se propague nos hospitais.

Uma equipe de médicos especialistas na doença encontra-se na província de Anhui, onde morreram 22 crianças até agora.

A difusão do vírus já obrigou ao fechamento temporário de dois jardins de infância em Pequim, cidade onde se registraram 1.482 casos da doença desde o início do ano, a maioria destes em educandários deste tipo.

Em Xangai, centro econômico e financeiro da China, foram registrados 1.988 casos de infecção, e na província de Henan, no centro do país, já foram identificados 1.385 casos.

Também há registro de casos de febre aftosa nas províncias de Anhui, a mais afetada pela epidemia, em Jiangsu, Jiangxi, Zhejiang, no leste do país, Hunan, Hubei, Shaanxi, no centro, Hebei no nordeste, Guangdong no sul com fronteira a Macau, Chongqing e nas últimas horas em Yunnan, no sudoeste.

O surto constitui uma preocupação para a China que além da contestação no Tibete e do percurso atribulado da tocha olímpica, enfrenta agora o problema do Enterovírus 71 (EV-71) quando se prepara para receber centenas de milhares de estrangeiros para os Jogos Olímpicos (JO) de Pequim, que acontecem de 8 a 24 de agosto.

O aparecimento antecipado do vírus, que costuma atingir o pico durante os meses de junho e julho, poderá aumentar os seus níveis com a subida das temperaturas.

Mas o representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China, Hans Troedsson, afirmou que o vírus altamente infeccioso não representa uma ameaça para os Jogos de Pequim porque a doença ataca sobretudo as crianças.

Foi registrada uma maior incidência da febre aftosa na Ásia na última década, em Taiwan e em países como o Vietnã e Cingapura, de acordo com a OMS.

A doença provocada pelo vírus afeta principalmente crianças com menos de dez anos de idade e os doentes apresentam sintomas como febre, feridas na boca e bolhas.

O vírus é transmitido por contato direto com secreções do nariz ou da boca, saliva, fluidos e bolhas, além das fezes das pessoas infectadas.

Em alguns casos, a contaminação pelo EV-71 pode provocar paralisia e um inchaço fatal do cérebro.

Não existe uma vacina ou tratamento específico para tratar o EV-71, mas a maioria das crianças afetadas pela forma moderada da doença apresentou uma recuperação rápida e sem problemas.

China lança plano nacional de combate a febre aftosa humana

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir