Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 07-05-2008

Ciclone em Mianmar pode ter matado 100 mil, diz diplomata
Segundo Shari Villarosa, da embaixada dos EUA em Mianmar, n�mero atual pode aumentar. O ciclone Nargis passou pelo pa�s no �ltimo s�bado (3).
Ciclone em Mianmar pode ter matado 100 mil, diz diplomata
Foto: AFP

Autoridades norte-americanos em Mianmar receberam a informa��o de que pode haver mais de 100 mil mortes na �rea do delta devido ao ciclone que devastou o pa�s, disse uma diplomata nesta quarta-feira (7).

"A informa��o que recebemos indica que podem ter mais de 100 mil mortes na �rea do delta", disse Shari Villarosa, da embaixada dos Estados Unidos em Mianmar. Ela falou com os rep�rteres em uma teleconfer�ncia, em Rangoon.

De acordo com a ag�ncia de not�cias France Presse, a diplomata acrescentou que segundo uma fonte do governo de Mianmar, que n�o identificou, "95% dos edif�cios desapareceram" na �rea do delta.

Segundo os n�meros oficiais do governo de Mianmar, o ciclone Nargis deixou 22.980 mortos e 42.119 desaparecidos, assim como 1.383 feridos.

O ciclone Nargis deixou cerca de 1 milh�o de desabrigados, segundo informou nesta quarta-feira (7) as Na��es Unidas.

A TV Mianmar, fonte oficial de not�cias sobre danos e v�timas, n�o atualizou os dados de ter�a-feira, que davam conta de 22.464 mortos e 41.054 desaparecidos. O Nargis foi o ciclone mais devastador na �sia desde 1991, quando uma tempestade matou 143 mil pessoas em Bangladesh.Richard Horsey, do Escrit�rio de Coordena��o de Assuntos Humanit�rios da ONU, disse em Bangcoc que o n�mero de v�timas fatais ainda deve subir.

"Com a maioria desses mortos boiando na �gua, d� para ter uma id�ia das condi��es que as equipes enfrentam no terreno. � um enorme desafio log�stico", disse Horsey. "Estimamos que haja at� 1 milh�o de pessoas atualmente precisando de abrigo e assist�ncia para salvar suas vidas", completou ele, acrescentando que h� 5.000 quil�metros quadrados submersos no delta.

J� a ONG internacional �Save The Children� (Salvem as crian�as, em livre tradu��o), 40% dos mortos e desaparecidos s�o crian�as.

A ONG, situada em Londres, disse que o balan�o deve ser "muito maior" que o saldo oficial, segundo seus funcion�rios que trabalham em Mianmar.

Ciclone em Mianmar pode ter matado 100 mil, diz diplomata americana
Segundo Shari Villarosa, da embaixada dos EUA em Mianmar, n�mero atual pode aumentar.
O ciclone Nargis passou pelo pa�s no �ltimo s�bado (3).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir