Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 08-05-2008

Ciclone em Mianmar já matou 80 mil, aponta balanço
Segundo Tin Win, chefe militar do distrito de Labutta, último balanço registrou 80 mil mortos.
Ciclone em Mianmar já matou 80 mil, aponta balanço
Foto: AFP

O ciclone Nargis matou cerca de 80 mil pessoas em sua passagem pela localidade de Labutta, sudoeste de Mianmar, disse uma autoridade militar nesta quinta-feira (8) à agência de notícias France Presse.

"Agora, nosso balanço estima que já temos 80 mil mortos na região", disse Tin Win, chefe militar do distrito de Labutta, que está na região do delta, arrasada pelo ciclone no último fim de semana.

Nesta quarta-feira (7), autoridades norte-americanos disseram que pode haver mais de 100 mil mortos na área. "A informação que recebemos indica que pode haver mais de 100 mil mortos na área do delta", disse Shari Villarosa, da embaixada dos Estados Unidos em Mianmar. Ela falou com os repórteres em uma teleconferência, em Rangoon.

De acordo com a agência de notícias France Presse, a diplomata acrescentou que segundo uma fonte do governo de Mianmar, que não identificou, "95% dos edifícios desapareceram" na área do delta.

O ciclone Nargis deixou cerca de 1 milhão de desabrigados, segundo informou nesta quarta-feira (7) as Nações Unidas.

A TV Mianmar, fonte oficial de notícias sobre danos e vítimas, não atualizou os dados de terça-feira, que davam conta de 22.464 mortos e 41.054 desaparecidos. O Nargis foi o ciclone mais devastador na Ásia desde 1991, quando uma tempestade matou 143 mil pessoas em Bangladesh.

Richard Horsey, do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, disse em Bangcoc que o número de vítimas fatais ainda deve subir.

"Com a maioria desses mortos boiando na água, dá para ter uma idéia das condições que as equipes enfrentam no terreno. É um enorme desafio logístico", disse Horsey. "Estimamos que haja até 1 milhão de pessoas atualmente precisando de abrigo e assistência para salvar suas vidas", completou ele, acrescentando que há 5.000 quilômetros quadrados submersos no delta.

Já a ONG internacional ‘Save The Children’ (Salvem as crianças, em livre tradução), 40% dos mortos e desaparecidos são crianças.

A ONG, situada em Londres, disse que o balanço deve ser "muito maior" que o saldo oficial, segundo seus funcionários que trabalham em Mianmar.

(Com informações da Reuters e da France Presse)
Ciclone em Mianmar já matou 80 mil, aponta balanço do Exército
Segundo Tin Win, chefe militar do distrito de Labutta, último balanço registrou 80 mil mortos.
O Nargis foi o ciclone mais devastador na Ásia desde 1991.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir