Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-05-2008

Com um milhão nas ruas, tocha passa por Guangzhou
Tumullto entre o público e a polícia marcou a passagem da tocha olímpica pela cidade de Guangzhou, na China
Com um milhão nas ruas, tocha passa por Guangzhou
Foto: Reuters

Forte esquema de segurança, troca de empurrões entre o público e a polícia, e aplausos de mais de um milhão de pessoas que foram às ruas. Assim foi a passagem da tocha olímpica pela cidade de Guangzhou nesta quarta-feira.

O revezamento contou com a participação de 208 corredores e teve 40 quilômetros. O percurso teve início no Centro de Convenções de Guangzhou, passou pelo Parque Hill, Museu de Arte da Cidade, Museu Sun Yat-Sen, Templo Ancestral Chen e Parque Haiyin, alguns dos pontos turísticos da cidade.

Segundo estimativa da agência de notícias Xinhua, mais de um milhão de pessoas viram a passagem da tocha, que teve duração de mais de dez horas. No trajeto, foram vistas também exibições de grupos de folk e de danças nacionais.

O primeiro a carregar o símbolo olímpico foi o saltador Yang Jinghui, ouro na plataforma sincronizada de 10 m dos saltos ornamentais em Atenas-2004. "Foi uma grande honra. Sou atleta, estudante e voluntário, então pude representar estas três parcelas da população", explicou.

Outra que festejou foi a sueca Ulrika Margarata Knape-Lindberg, dona de três medalhas olímpicas nos saltos ornamentais, que pôde carregar uma tocha olímpica pela terceira vez. "As duas primeiras experiências foram no revezamento dos Jogos de Inverno de Lillehammer-1994, e a segunda nas Olimpíadas de Atenas-2004", lembrou.

Após os 40 quilômetros, a tocha foi levada à pira em Guangzhou e acesa pelo esgrimista chinês Dong Zhaozhi, medalha de prata na prova de equipes do florete nos Jogos de Sydney-2000 e Atenas-2004. Nesta quinta-feira, será a vez de a cidade de Shenzhen receber a tocha olímpica.

Com um milhão nas ruas, tocha passa por Guangzhou.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir