Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-05-2008

Líbano tem enfrentamentos após discurso de líder do Hezbolla
O clima na capital Beirute permanece tenso. O aeroporto internacional de Beirute foi fechado por um protesto organizado pelo grupo.
Líbano tem enfrentamentos após discurso de líder do Hezbolla
Foto: Khaled Hussein/Reuters

Vários combates violentos foram registrados nesta quinta-feira (8) em Beirute entre partidários do governo e da oposição, pouco depois de um discurso do líder do grupo Hezbollah, Hassan Nasrallah, declarou à agência de notícias France Presse uma fonte da área de segurança.

Os combates, em que foram utilizados foguetes do tipo RPG e armas automáticas, ocorreram nos bairros de Corniche Al Mazraa, Basta, Nuairi e Ras El Nabeh. Todos eles são bairros mistos, em que co-habitam sunitas e xiitas. "No momento, não há vítimas", declarou a mesma fonte.

Nasralá declarou que as decisões tomadas pelo governo libanês contra a formação xiita - que montou sua própria rede de telecomunicações e instalou câmeras no aeroporto de Beirute - são uma "declaração de guerra", informou a agência de notícias "France Presse".

Aeroporto fechado
O aeroporto internacional de Beirute estava praticamente paralisado nesta quinta-feira devido às manifestações.

Apenas oito aparelhos da companhia Middle Eastern Airline decolaram durante a tarde rumo a países árabes, e outro decolou rumo a Paris.

Nenhum vôo está previsto para a noite desta quinta-feira, acrescentou uma fonte da agência de notícias "France Presse".

A maior parte das companhias, entre as quais Air France, British Airways e Lufthansa, cancelaram seus vôos nesta quinta-feira.

Na quarta-feira, uma greve geral no Líbano por reivindicações salariais provocou confrontos entre os partidários do governo e a oposição.

Líbano tem enfrentamentos após discurso de líder do Hezbollah
O clima na capital Beirute permanece tenso.
O aeroporto internacional de Beirute foi fechado por um protesto organizado pelo grupo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir